A União Europeia prepara um novo modelo de gestão da pandemia, nomeadamente em relação às restrições nas viagens, que indicia uma transição na forma de lidar com o vírus, noticia o jornal El País.

Covid-19: OMS admite que pandemia pode terminar em breve na Europa

O Conselho da União Europeia prepara-se para aprovar esta terça-feira que se acabe com a avaliação da incidência acumulada a 14 dias para determinar as restrições de viagens entre países e passar a impor teste negativos ou quarentenas apenas a quem não possa confirmar a sua situação através certificado digital — e não com base no país de onde vêm —, segundo o jornal espanhol.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O que dizem os especialistas internacionais? O fim não está perto, a endemia é uma miragem e nada impede uma nova variante mais letal

As alterações, que poderiam já estar em vigor não fosse o aparecimento do Ómicron, implicam que quem possa provar que tem a vacinação completa (até nove meses depois da segunda dose), tem um certificado de recuperação (válido por 180 dias) ou um teste negativo (PCR, nas 72 horas à viagem, ou de antigénio, nas 24 horas anteriores) não pode ser obrigado a apresentar novo teste ou a submeter-se a quarentenas.