A notícia apareceu durante a tarde da passada segunda-feira. Egan Bernal, vencedor do Tour em 2019 e da última edição do Giro, tinha sofrido um acidente enquanto treinava com outros colegas nos arredores de Bogotá, na Colômbia. Horas depois, já após surgirem as imagens que deixavam notória a violência do embate com um autocarro, começaram a aparecer os diagnósticos: fratura vertebral, fraturas no fémur e rótula direitos, trauma torácico, perfuração de um dos pulmões e fraturas em várias costelas.

O ciclista de 25 anos, um dos principais nomes da INEOS, foi transportado de imediato para a Clínica Universidad de la Sabana e submetido a duas cirurgias nessa mesma madrugada, pernoitando nos Cuidados Intensivos. Já esta terça-feira, a unidade hospitalar revelou que Egan Bernal está ligado a um ventilador e nos próximos dias irá começar o tratamento para a contusão pulmonar que sofreu.

Ciclista Egan Bernal está ventilado e vai receber tratamento para contusão pulmonar após acidente grave

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“A Clínica Universidad de la Sabana informa que, neste momento, Egan Bernal encontra-se na Unidade de Cuidados Intensivos. O paciente está a receber assistência ventilatória, hemodinâmica e inotrópica. Os médicos esperam poder ir despertando pouco a pouco o paciente para, tendo em conta todos os líquidos de que necessitou durante as operações, dar-lhe a oportunidade de recuperar paulatinamente. Nos próximos dias, irá ser tratado ao risco de infeção e à contusão pulmonar que sofreu para que possa ficar mais estável”, podia ler-se no comunicado do hospital dos arredores de Bogotá.

De forma ainda muito reservada e específica, fica cada vez mais claro que a recuperação de Egan Bernal será longa e extenuante. Ou seja, é também já certo e claro que o ciclista colombiano não estará presente no Tour ou no Giro deste ano. “A primeira conclusão que podemos tirar é que não se trata de uma lesão que possa ser tratada como uma lesão desportiva. É de muito maior envergadura. Entra dentro das lesões de acidentes de trânsito. Afeta elementos fundamentais do aparelho locomotor do ciclista. Fraturas na anca, no fémur, na rótula… Tem várias fraturas na coluna vertebral. Pelo que sabemos, não existem danos neurológicos”, explicou o médico Pedro Lluis Ripoll, um especialista em medicina desportiva, ao jornal Marca.

“Recuperar para a alta competição será uma tarefa de muito trabalho e esforço. É uma lesão muito grave. Não só em termos desportivos, também para a sua vida normal. Eu distinguiria duas etapas: resolver o problema em termos da vida normal e depois, numa segunda fase, resolver o problema de voltar ao desporto. É certo que os atletas são feitos de uma matéria especial e nada pode ser descartado. Há que manter sempre a esperança. Mas as lesões são graves e o processo será longo”, acrescentou Ripoll, que considera que os danos na coluna vertebral são os mais preocupantes.

Para o médico, a recuperação de Bernal irá sempre durar entre 18 a 24 meses. “Parece-me um prazo razoável. Em qualquer caso, com tantos meses sem correr, mesmo excluindo as lesões, não vai ser fácil voltar logo à alta competição. Mas há que ser sempre otimista. Pode voltar mas é difícil que consiga lutar pelas Grandes Voltas como fazia anteriormente”, concluiu, deixando desde logo um prazo de validade à carreira de um atleta que tem apenas 25 anos.

Egan Bernal, o futuro jornalista que chegou à Europa de bicicleta de montanha e ganhou o Tour por destino