Um total de 285.848 eleitores votaram no passado domingo para as eleições legislativas marcadas para dia 30, o que corresponde a 90,51% dos 315.785 que se inscreveram nesta modalidade de voto, informou esta quarta-feira o ministério da Administração Interna (MAI).

Em comunicado, o MAI estipula que, dos dados finais enviados por 308 municípios à Administração Eleitoral da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna, Évora (95,5%) foi o distrito em que mais se reportou uma taxa de participação mais elevada, seguido de Bragança (94,86%) e Castelo Branco (94,75%).

Em contrapartida, Lisboa (89,91%), Porto (90,23%) e Braga (90,61%) foram os distritos em que se registou uma menor participação, sendo também aqueles que tinham dos maiores números de eleitores inscritos para esta modalidade de voto.

O MAI explica que a votação antecipada em mobilidade decorreu em 403 locais definidos pelas 308 câmaras municipais, cabendo às forças de segurança a recolha e distribuição dos envelopes para serem entregues no sábado às juntas de freguesia onde esses eleitores estão recenseados. O ministério refere ainda que esses votos serão descarregados nos respetivos cadernos eleitorais antes da abertura das urnas no dia da eleição.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Segundo o Ministério da Administração Interna no domingo haverá 13.821 secções de voto abertas nos 308 municípios do continente e regiões autónomas dos Açores e da Madeira, mobilizando cerca de 70.000 membros de mesa.

O MAI avança que, para garantir a segurança sanitária do voto eleitoral e de todos os envolvidos, a Administração Eleitoral tomou várias medidas “como a redução do número de eleitores inscritos por cada secção de voto para 750, e distribuiu mais de 100 toneladas de material sanitário pelas 308 câmaras municipais entre máscaras FPP2 e cirúrgicas (25 por cada secção de voto), álcool-gel (seis embalagens por cada secção de voto), batas, luvas e viseiras”.

O Ministério da Administração Interna apela ao “rigoroso cumprimento das normas de segurança sanitária durante o exercício de voto”, nomeadamente a utilização de caneta própria, máscara, distanciamento social e higienização das mãos.

Os eleitores que se encontrem em isolamento obrigatório devido à Covid-19 vão poder votar presencialmente no domingo para eleições legislaturas antecipadas, depois de o Governo ter pedido um parecer ao conselho consultivo da Procuradoria-Geral da República.

O Governo recomendou aos eleitores nessa situação que vão votar num período específico, entre as 18h00 e as 19h00, aconselhando os restantes cidadãos a fazê-lo entre as 08h00 e as 18h00.

Mais de 10 milhões de eleitores residentes em Portugal e no estrangeiro constam dos cadernos eleitorais para a escolha dos 230 deputados à Assembleia da República.