Uma mensagem numa garrafa atirada ao mar por uma criança de oito anos em Aberdeenshire, na Escócia, foi encontrada 25 anos depois na Noruega.

Em 1996, aos oito anos, Joanna Buchan atirou a garrafa de um barco de pesca, ao largo de Peterhead, para um projeto escolar.

Vinte e cinco anos depois, a mensagem foi encontrada por Elena Andreassen Haga em Gasvaer, no norte da Noruega, avança a BBC.

Abri-a e tive de ter muito cuidado porque provavelmente tinha estado na água durante algum tempo, mas consegui ler que vinha da Escócia, o que foi incrível”, conta a mulher de 37 anos.

A carta da criança de oito anos, que agora é médica e mora na Austrália, revelava o seu amor por doces e a sua aversão pelo sexo oposto. “A propósito, odeio rapazes”, pode ler-se na mensagem.

No documento escrito à mão, Joanna descreve também o seu cão, o seu amor por ursos de peluche e os seus projetos escolares.

Depois de ter descoberto a garrafa, no verão de 2020, Elena encontrou Joanna nas redes sociais e decidiu enviar-lhe uma mensagem com uma fotografia da nota que tinha encontrado na garrafa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A resposta chegou apenas esta segunda-feira, quando Joanna decidiu ver as solicitações de mensagem no Facebook.

Quando li [a mensagem], morri a rir. Há ali algumas frases realmente encantadoras, como o que era importante para mim na altura. Quem me dera poder contar aos meus professores da época”, diz Joanna.

A norueguesa Elena Andreassen Haga mostra-se contente por ter conseguido falar com Joanna, mas sobretudo por ter encontrado uma mensagem tão especial.

É normal existirem coisas na praia, mas não é muito frequente encontrar algo com este tipo de significado”, afirma à BBC.