790kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Como o Chega quer eleger no Porto, o calcanhar de Aquiles ferido por distrital instável e o "pecado original" Benfica

Este artigo tem mais de 2 anos

A dificuldade que o Chega tem no Porto obrigou a uma estratégia bem diferente da que tem vindo a ser seguida pela direção do partido na volta pelo país. Pacheco Amorim abdicou da caravana de Ventura.

i

(Rui Oliveira/Observador)

(Rui Oliveira/Observador)

No espaço de um ano o Chega mediu forças em dois atos eleitorais: umas Presidenciais que valeram a André Ventura 496.773 votos e umas eleições autárquicas que o partido definiu como o “dia da implantação”, após conquistar 208.232 votos, 19 vereadores e dezenas de deputados municipais. As duas têm algo em comum: um mau resultado no Porto. O líder do partido teve o pior resultado do país na Invicta e nas autárquicas nem um vereador foi eleito.

O Porto é o calcanhar de Aquiles do Chega e o partido está consciente e preocupado com isso. “O Chega não pode estar implantado só do Mondego para baixo.” As palavras são de Diogo Pacheco Amorim, o homem que decidiu trocar um segundo lugar por Lisboa — com uma eleição certa à luz das sondagens — para ser o número dois pelo Porto. André Ventura, na altura da apresentação dos nomes, fez até questão de dizer que foi um “pedido” do ideólogo do Chega, tal era a estranheza da decisão.

A tática estava montada: um cabeça de lista do Porto — Rui Afonso, presidente da distrital e deputado municipal — e dois dirigentes nacionais que refletissem a aposta no distrito, Pacheco Amorim e a vice-presidente Marta Trindade. Ambos chegaram ao Porto no início do mês, quinze dias antes do arranque oficial de campanha e por lá ficaram.

Logo à partida, uma diferença para Lisboa, em que os principais candidatos andam na caravana pelo país. André Ventura é o cabeça de lista pelo círculo da capital e, enquanto líder do partido, anda na habitual volta nacional em tempo de legislativas. Rui Paulo Sousa e Rita Matias seguem nos segundo e terceiro lugares por Lisboa e estão também inseridos na caravana nacional do Chega. Fazem parte do núcleo duro do partido que acompanha sempre o presidente e não abdicaram desse lugar para ficar pela capital. Com este cenário, é Pedro Pessanha, quarto por Lisboa, que dá a cara pelo Chega nas ruas da cidade.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No Porto viu-se o oposto: Diogo Pacheco Amorim faz parte desse núcleo duro, da carrinha dos nove lugares em que costuma viajar a equipa mais próxima de Ventura, mas não embarcou nesse périplo pelo país para se dedicar à Invicta. Desde o início da campanha oficial só foi visto uma vez fora do Porto, num jantar-comício em Aveiro e justificou-o com o facto de não haver agenda no Porto àquela hora.

(Rui Oliveira/Observador)

A caravana nacional do Chega deu atenção especial ao distrito do Porto pela importância do círculo eleitoral e pela tal necessidade de afirmação. Num fim de semana agitado, André Ventura esteve num jantar-comício na Alfândega do Porto, almoçou com ex-combatentes e fez uma arruada na Póvoa de Varzim. Quem assistiu ao filme está longe de imaginar que aquele distrito é mesmo um quebra-cabeças para o partido.

(Rui Oliveira/Observador)

O jantar juntou mais de 300 pessoas no Porto — todavia, o barómetro do entusiasmo esteve longe de ser comparado com o de Braga — e a arruada da Póvoa foi a maior do Norte, juntando ainda mais pessoas do que na cidade minhota (e com muito mais confusão e necessidade do aumento de força por parte da equipa de segurança de André Ventura).

Para a história da campanha fica a faltar a tradicional arruada na Rua de Santa Catarina, no Porto. Nas autárquicas, depois de a meteorologia não ter ajudado, André Ventura voltou ao Porto só para descer a icónica rua da Invicta. Desta vez, esteve ali mesmo ao lado, na Rua Fernandes Tomás, mas dispensou marcar presença por ali. Uma razão que fica por explicar e que não parece contraditória com o investimento que o partido faz neste distrito.

Do pecado original à campanha da velha guarda

Diogo Pacheco Amorim admite que o crescimento no Porto não tem sido fácil, que a implantação é, até agora, “muito relativa” e aponta um dos problemas do partido: “O pecado original de André Ventura ser do Benfica.” Em causa está não apenas a escolha futebolística do líder do Chega, mas o facto de ter tido grandes confrontos com o clube enquanto comentador desportivo e de haver uma relação quase umbilical entre o FC Porto e a cidade.

Outro dos grandes problemas é a constante instabilidade vivida na distrital do partido, que teve três lideranças diferentes em dois anos, uma delas bastante atribulada com a saída de José Lourenço, que acabou até suspenso do partido.

Com um cenário difícil à partida para as eleições, a campanha no Porto dividiu-se em três partes: plano institucional, arruadas e visitas a empresas e fábricas. No primeiro, a necessidade de tocar em setores fundamentais: educação, religião e futebol. A comitiva do Chega foi recebida pelo reitor da Universidade do Porto, pelo bispo da Diocese da cidade e por Pinto da Costa, presidente do Futebol Clube do Porto.

No terreno, a estratégia foi olhar para a velha guarda e reproduzir: as redes sociais ficam para o o partido a nível nacional. O Porto apostou no “sistema das antigas campanhas da Aliança Democrática (AD): muito cortejo automóvel e arruadas pelo distrito fora”. Um regresso aos “velhos tempos”, com campanha a começar de manhã nos mercados e a seguir para as capitais de concelho, entre arruadas e automóveis com som e slogans.

Os objetivos para o Porto estão definidos, conseguir dois deputados seria bom para o partido, mas a ideia é de que o segundo (a acontecer) já será à tangente. Ainda assim, no meio da arruada mais frequentada do Norte, em Póvoa de Varzim, André Ventura admitiu sonhar com o terceiro pelo círculo do Porto.

Diogo Pacheco Amorim confessa que estava à espera de uma receção “pior” e notou que ao longo das últimas semanas a atitude das pessoas tem “melhorado”. Contudo, sublinhou uma diferença entre os concelhos periféricos e com grande componente rural, em que a caravana do Chega é “bem recebida” e os concelhos dormitório que há uma “receção mais fria”.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora