A tempestade Ana deverá provocar níveis de insegurança alimentar mais graves do que o inicialmente previsto, anunciou a Rede de Alerta Antecipado de Fome (rede Fews, sigla inglesa).

“Nas áreas afetadas pela tempestade tropical Ana, prevê-se que a insegurança alimentar seja mais grave do que estava previsto“, lê-se no relatório divulgado na segunda-feira e consultado esta terça-feira pela Lusa.

A rede remete uma análise detalhada para o próximo boletim de fevereiro. Milhares de hectares de campos de agricultura de subsistência ficaram alagados ou destruídos.

Moçambique. População sobrevive na destruição da tempestade Ana que já matou 18 pessoas

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A tempestade Ana abateu-se há uma semana sobre o norte e centro de Moçambique provocando pelo menos 20 mortos, segundo dados preliminares das autoridades locais e proteção civil, destruindo casas e muitas infraestruturas públicas, incluindo pontes vitais para levar mantimentos a povoações. Vários levantamentos ainda estão em curso.

Embora a maioria das famílias mais pobres em todo o país esteja nesta época a enfrentar riscos mínimos de falta de alimentos, nas áreas que têm sucessivamente inundadas nos últimos anos o cenário é de ‘stress’ alimentar, nota o relatório.

Em Moçambique, mais de 2,9 milhões de pessoas enfrentam insegurança alimentar severa e a desnutrição grave afeta quase metade das crianças com menos de cinco anos de idade, segundo dados do Programa Alimentar Mundial (PAM).