A Noruega vai retirar a maior parte das medidas restritivas impostas para conter a Covid-19, com efeito imediato, anunciou esta segunda-feira o primeiro-ministro norueguês.,

Jonas Gahr Stoere, que considera que o aumento do número de casos não coloca em risco os serviços de saúde, afirmou que “mesmo que mais pessoas fiquem infetadas, são menos as que ficam internadas”, citou-o a Reuters.

Estamos bem protegidos com as vacinas. Isto quer dizer que podemos relaxar em muitas medidas, mesmo que o número de novos casos aumente rapidamente”, acrescentou o governante.

Apesar do aumento de infeções no país, não existe uma perspetiva de pressão sobre os hospitais, explicou Stoers. Na segunda-feira, o país registou 23.237 casos, acumulando uma média de 19.817 casos em 7 dias,

Os restaurantes vão voltar a poder servir bebidas alcoólicas depois das 23h00, o teletrabalho vai deixar de ser obrigatório e o limite de 10 visitantes em casa também será removido. O uso da máscara também continua obrigatório em locais onde não seja possível manter o distanciamento social.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A Noruega também trocou o isolamento obrigatório em muitos casos por um regime de testagem diária.

Dinamarca levanta todas as restrições no dia em que os países da UE deveriam começar a levantar restrições de viagem

O país segue o exemplo de outros países europeus, como a Dinamarca, o Reino Unido, a Finlândia, a Irlanda e os Países Baixos que têsm estado a remover algumas das restrições nas últimas semanas.