O aumento de mais de 50% nas contas de gás e eletricidade em Itália começa a fazer-se sentir na vida dos idosos que, neste inverno, se veem forçados a desistir do aquecimento para conseguir pagar todas as despesas.

Em Florença, a iniciativa “adote uma conta”, que começará nos próximos dias, tenta proteger os idosos que moram sozinhos, e aqueles que lutam para sobreviver, do aumento dos custos da energia.

Os moradores de Florença foram assim convocados para uma campanha de angariação de fundos para ajudarem a pagar as contas dos idosos, avança o jornal La Repubblica.

As doações — que não têm um limite máximo ou mínimo — vão poder ser feitas online na página da Fundação Montedomini, que ajuda idosos e pessoas frágeis com dificuldades.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Enfrentamos enormes aumentos nas contas e recebemos muitas chamadas de pessoas que estão com grandes dificuldades”, disse o presidente da câmara de Florença, Dario Nardella, ao jornal The Guardian, salientando que dezenas de pessoas e empresas já se disponibilizaram para ajudar.

A cidade italiana reservou 7,5 milhões de euros do seu orçamento para 2022 para custos adicionais com energia. Ainda assim, o elevado preço da eletricidade e a falta de apoios para a população mais vulnerável levaram a protestos na semana passada.

Em Florença, cerca de 30 mil a 33 mil idosos vivem sozinhos e com dificuldades. O presidente Dario Nardella espera que a população adira à iniciativa e garante que os italianos são “muito recetivos” quando “se trata de solidariedade”.