Será a primeira queda não intencional de lixo espacial na Lua. O propulsor do foguetão Chang’e 5-T1, lançado em 2014 como parte do programa de exploração lunar da China, vai colidir com o satélite natural da Terra esta sexta-feira. Prevê-se que atinja a cratera Hertzsprung — zona não visível na Terra — às 12h25 (horas em Portugal).

Afinal, foguetão que irá colidir com a Lua não pertence à SpaceX

Os astrónomos não poderão observar o impacto diretamente, porém esperam estudá-lo através das imagens captadas pelas sondas que neste momento estão em órbita da Lua – a Lunar Reconnaissance Orbiter, da agência espacial norte-americana NASA, e a Chandrayaan-2, da Índia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Viajando a uma velocidade superior a 2.5 quilómetros por segundo, o foguetão de quatro toneladas embaterá segundo um ângulo raso e formará uma cratera com dimensões entre 20 a 30 metros de diâmetro.

Vishnu Reddy, professor associado da Universidade do Arizona cuja equipa ajudou a identificar o objeto, sublinhou que as colisões de lixo espacial deveriam ser motivo de preocupação. “As pessoas compreendem que é muito mau [existir lixo espacial] na órbita da Terra, mas agora estamos lentamente a colocar detritos no espaço cislunar”, explicou, ao britânico The Guardian. “Nós já estragamos tudo ao redor da Terra, não vamos fazer o mesmo à volta da lua”.

Existem ainda consequências para a segurança nacional, dada a dificuldade de localizar corpos tão distantes da Terra. “O que podem os nossos adversários colocar no espaço cislunar que não conhecemos?”, questionou.

Já Chris Newman, professor de lei e política espacial da Universidade de Northumbria, intitulou o impacto iminente como uma “bandeira de alerta”, visto que existem planos de exploração espacial que passam por enviar pessoas à Lua.