A cidade de Trostyanets, no norte da Ucrânia, foi capturada e ocupada pelas forças russas. É o que avança a Sky News, que cita o governador da região de Sumy, onde esta cidade está localizada.

Dmytro Zhyvytskyy diz que as forças russas controlam agora as ambulâncias e não estão a permitir que os médicos tenham acesso aos civis, exceção feita para as crianças. Segundo o governador, se os médicos desafiarem esta ordem podem ser abatidos a tiro.

As lojas foram pilhadas e ninguém consegue comprar comida, descreve Zhyvytskyy, dizendo que há snipers nas ruas. O governador explica que as forças ucranianas não conseguem neste momento receber qualquer ajuda vinda de fora da cidade.

No início da semana já havia notícias de pilhagens e destruição em Trostyanets. “O exército russo está faminto, não só roubam as nossas mercearias, como já estão a entrar nas casas. Acontece frequentemente entrarem em casas, tiram de lá as pessoas, e roubam comida e roupa”, descrevia o governador no Facebook, no dia 2 de março, citado pelo jornal The New Voice of Ukraine.

O jornal dava conta que os invasores tinham demolido um pequeno castelo e destruído uma galeria de arte, onde depois estabeleceram uma sede.

Trostyanets é a segunda cidade ucraniana controlada pelas forças russas, que, na quinta-feira, tomaram Kherson.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR