As forças russas atacaram com um míssil, na noite desta quinta-feira, o Instituto de Física e Tecnologia de Kharkiv, que possui um reator nuclear experimental, informa o Parlamento ucraniano no Twitter. A explosão causou um incêndio num hostel nos arredores, que ainda continua a deflagrar.

De acordo com o Centro de Comunicações Estratégicas e Segurança da Informação da Ucrânia na sua conta do Twitter, há testemunhas no local que reportaram um “incêndio” num “edifício” do instituto, que incluiu equipamento que, “se danificado”, pode levar à “poluição radioativa do ambiente”. 

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

De acordo com um conselheiro do ministro do Assuntos Internos ucranianos, citado pela Sky News, o instituto contém “fontes de radiação usado para fins científicos”. Segundo a mesma fonte, o regulador nuclear da Ucrânia voltou a acusar Moscovo de “terrorismo nuclear”.

O Instituto de Física e Tecnologia de Kharkiv alberga uma instalação de pesquisa nuclear designada Neutron Source, estimando-se a existência de 37 células de combustível nuclear.