A “Pequena Amal”, um fantoche de 3,5 metros que representa uma criança refugiada da Síria, colocou esta quinta-feira flores junto da embaixada da Ucrânia em Londres, num gesto de solidariedade para com os refugiados ucranianos.

No ano passado, a “Pequena Amal” — nome que em árabe significa “esperança” — fez parte de um projeto de arte e de ativismo conhecido como “A Caminhada”. A marioneta percorreu oito mil quilómetros entre a Turquia e o Reino Unido, alertando para o respeito pela diversidade cultural e pelo acolhimento de refugiados.

O projeto, criado pela “Handspring Puppet Company”, envolveu a passagem por oito países da Europa, tendo sido recebido com entusiasmo pela maioria das pessoas, mas também alvo de insultos, apedrejamentos e bloqueios em locais como a Grécia, visto tratar-se de uma representação de uma rapariga síria e muçulmana, conta o New York Times.

O fantoche precisa de pelo menos três pessoas para funcionar: uma para controlar cada braço e um terceiro indivíduo que, operando do interior da marioneta, controla as pernas, os olhos e a boca de Amal.

Veja na fotogaleria acima imagens do gesto da “Pequena Amal”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR