O baterista dos Foo Fighters, Taylor Hawkins, tinha dez substâncias diferentes no sangue quando morreu. Entre as drogas encontradas estão marijuana, opióides, antidepressivos e benzodiazepinas (um fármaco utilizado como sedativo, ansiolítico e relaxante muscular). Hawkins foi encontrado morto esta sexta-feira à noite em Bogotá.

A informação relativa às substâncias que o músico dos Foo Fighters tinha no sangue quando morreu foi avançada pela Procuradoria Geral da Colômbia. Em comunicado — partilhado através das redes sociais — as autoridades colombianas indicam que estas foram as conclusões da “investigação médica forense preliminar” ao corpo do músico.

Ainda sem causa de morte oficial avançada, as autoridades colombianas prometem que o Instituto de Medicina Legal do país vai continuar a trabalhar “tendo em vista um esclarecimento total dos factos que levaram à morte de Taylor Hawkins”.

O baterista dos Foo Fighters, de 50 anos, estava em Bogotá para um concerto da banda de rock alternativo norte-americana, que ia atuar no festival Estéreo Picnic, anunciou o grupo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“A família Foo Fighters está devastada pelo trágico e prematuro desaparecimento do nosso querido Taylor Hawkins. O seu espírito musical e risos contagiantes viverão para sempre connosco”, escreveu a banda, na rede social Twitter.

“Os nossos corações estão com a mulher, filhos e família”, acrescentou a banda, pedindo que a privacidade da família fosse respeitada.

De acordo com os primeiros relatos de meios de comunicação social locais, o músico, que integrou a banda em 1997, foi encontrado morto no quarto do hotel onde a banda estava hospedada em Bogotá.

O grupo era um dos destaques do festival, com atuação marcada para sexta-feira à noite, tendo a morte de Hawkins sido anunciada uma hora antes de subirem ao palco.

O baterista cresceu em Laguna Beach, na Califórnia, onde começou a estudar música.

Depois da notícia da morte do músico, começaram a surgir reações nas redes sociais.

O baterista dos Beatles, Ringo Starr, publicou uma fotografia de Hawkins com uma mensagem de paz e amor para a sua família e para a banda.

Billy Idol escreveu que é “tão trágico”, acompanhando a nota de pesar com um emoji com coração partido e uma fotografia do músico.

Na sua conta de Twitter a banda The Smashing Pumpkins também dedicou uma publicação a Taylor Hawkins desejando “as mais profundas simpatias à família de Taylor, aos fãs e, claro, à sua banda”.

A banda Nickelback expressou “total descrença com a notícia de Taylor Hawkins. Aas nossas mais profundas condolências para a sua família, os seus colegas de banda, a sua equipa, os seus amigos e toda a gente que alguma vez foi tocada pela música que ele criou com os Foo Fighters, Alanis [Morissette] e tantos outros. Isto é tão incrivelmente triste”.

Os Guns N’ Roses prestaram também uma homenagem, publicando fotografias de Hawkins a preto e branco.

Brian May, o guitarrista dos Queen, escolheu deixar uma mensagem de na rede social Instagram: “Não. Não pode ser. Estou de coração partido. Taylor, eras como família para nós. O nosso amigo, o nosso irmão, o nosso filho amado. Deus te abençoe. Vamos ter tantas saudades tuas”.

@brianmayforreal

Gene Simmons escolheu uma fotografia do músico a tocar a bateria e escreveu que está “chocado e triste por saber que Taylor Hawkins morreu hoje! As nossas orações e condolências vão para a família Hawkins, os Foo Fighters, amigos e fãs. Triste”.

Já Leann Rimes ficou apenas pelas palavras e escreveu que “ele era uma das minhas pessoas preferidas, sempre cheio de amor… a sua falta será profundamente sentida”.

Ozzy Osborne também se limitou a publicar uma mensagem na qual escreve “Taylor Howkins era mesmo uma ótima pessoa e um músico extraordinário”.

O guitarrista Slash também prestou a sua homenagem e escreveu que estava “devastado com a perda do nosso amigo”.

Tom Morello optou por publicar uma imagem com Taylor Hawkins: “Adorava o teu espírito e o teu power rock, que era imparável. Descansa em paz, meu amigo”.

O também baterista Travis Baker escolheu o Instagram para fazer uma homenagem a Taylor Hawkins.

O músico Finneas, irmão de Billie Eilish, deixou uma mensagem na rede social Twitter.

Mike Portnoy também optou por celebrar Hawkins publicando fotografias com ele.

Nile Rodgers, que atuou no festival Estéreo Picnic, em Bogotá, deixou uma sentida mensagem no Twitter.

O músico, ator e rapper LL Cool J enviou uma mensagem de amor e força para a família, amigos e fãs de Taylor Hawkins.

Já a cantora e baterista Sheila E publicou uma fotografia de Hawkins a tocar bateria e escreveu que ele é um dos seus bateristas favoritos.

O grupo The Offspring partilhou uma mensagem a dizer que estão “chocados e tristes por saberem da perda de um dos maiores bateristas do rock”.