O ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Sergey Lavrov, agradeceu esta sexta-feira à Índia a neutralidade demonstrada face ao conflito na Ucrânia, após um encontro com o homólogo indiano em Nova Deli. Foi à margem desse encontro que Lavrov comentou que “há movimento favorável” nas negociações com a Ucrânia e que essas negociações devem continuar.

Citado pelas agências Interfax e TASS, Lavrov acrescenta que tem sentido, do lado da Ucrânia, “uma compreensão cada vez maior” acerca da situação da Crimeia e da região de Donbass.

A Rússia está, neste momento, a preparar uma resposta às propostas feitas pela Ucrânia, acrescentou.

Em relação à Índia, depois de um encontro com o ministro dos Negócios Estrangeiros indiano, Subrahmanyam Jaishankar, Sergey Lavrov agradeceu “a totalidade das posições que a Índia está a tomar”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Nova Deli tem mantido a neutralidade desde o início da invasão russa da Ucrânia, abstendo-se de condenar a agressão de Moscovo na Assembleia Geral das Nações Unidas.

A Índia depende militarmente da Rússia, país fornecedor de entre 60% a 70% do equipamento bélico a Nova Deli, além da aquisição do crude russo cujo preço tem baixado em virtude das sanções internacionais.

A neutralidade demonstrada desde fevereiro e o encontro de hoje em Nova Deli gerou ceticismo nos Estados Unidos e nos países do bloco europeu.

No encontro desta sexta-feira, Lavrov, que cumpre uma visita de dois dias à Índia, disse que a “amizade” entre Nova Deli e Moscovo é “histórica”, acrescentando que a “aliança estratégica” com o país “é uma prioridade da política externa” da Rússia.

As ligações conduziram ao incremento dos “laços bilaterais recentes, com o desenvolvimento de numerosos projetos nas áreas da energia, ciência, tecnologia e indústria farmacêutica”.

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Índia sublinhou que a reunião com o chefe da diplomacia russa serviu para discutir os “problemas e preocupações contemporâneos”, que disse estarem a acontecer “em contexto internacional difícil, além da pandemia (covid-19)”, acrescentando que a Índia sempre promoveu o diálogo e a diplomacia face a diferenças e disputas.

Os encontros também vão decidir o mecanismo de pagamento da Índia na aquisição de crude da Rússia a preços competitivos sem que Nova Deli se exponha às sanções internacionais que atingem a economia russa.

A visita de Lavrov posiciona a Índia no centro das atenções da política diplomática internacional, visto que muitos países encararam com dúvidas a aproximação de Nova Deli à Rússia no contexto da invasão da Ucrânia.

Esta semana deslocaram-se à Índia a ministra dos Negócios Estrangeiros do Reino Unido, Liz Truss, e o assessor da Segurança Nacional para a Economia Internacional da Casa Branca, Daleep Singh.

Durante o encontro com Jaishankar, a chefe da diplomacia britânica disse que o fortalecimento da “relação com a Índia é mais importante que nunca”, sublinhando a necessidade do “trabalho conjunto entre países com ideias comuns”.

Questionado sobre a relação entre a Rússia e a Índia, o porta-voz para a Política Externa dos Estados Unidos, Ned Price, disse na quinta-feira, em Washington, que os Estados Unidos não pretendem alterar a relação entre Moscovo e Nova Deli mas sim que “‘comunidade internacional’ fale a uma só voz” para pedir o fim da violência na Ucrânia.