Pelo menos 126 pessoas morreram vítimas de malária no primeiro trimestre deste ano em Moçambique, anunciou terça-feira o primeiro-ministro, referindo que o caminho para a eliminação da doença ainda é “longo e difícil”.

“Tendo em conta esta situação, reconhecemos que o caminho até atingir a eliminação da malária, como plasmado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ainda é longo e difícil“, disse Adriano Maleiane, citado pela Televisão de Moçambique.

O governante falava durante a cerimónia de celebração do Dia Mundial da Luta Contra a Malária, assinalado na segunda-feira.

Segundo o primeiro-ministro, o número de mortes por malária tende a reduzir em Moçambique, tendo sido registados 193 óbitos no primeiro trimestre de 2020 e baixado para 142 no mesmo período de 2021.

O número de casos da doença também reduziu, tendo sido registados cerca de 10 milhões em 2021, contra mais de 11 milhões de casos em 2020, uma redução em 11%, avançou Adriano Maleiane.

Se continuarmos a agir em conjunto poderemos atingir as metas previstas e ter a malária sob controlo no nosso país”, disse o primeiro-ministro, num apelo à adoção de medidas de prevenção da doença.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR