O PSG ainda não sabe propriamente muito em relação à próxima temporada. Não sabe quem será o técnico principal, não sabe quem ficará como diretor desportivo, não sabe quem conseguirá ou não colocar com sucesso no mercado. No entanto, e entre tantas dúvidas, havia uma certeza: Nuno Mendes era para ficar no plantel. E a oficialização do acordo, que teria de ser feita até final de maio, já está garantida.

Três propostas, Sarabia, os contratos enviados pelo PSG e powerbanks sempre à mão: os bastidores da transferência de Nuno Mendes

O campeão francês vai acionar a cláusula de opção no valor de 38 milhões de euros, a que se juntam os sete milhões de taxa de empréstimo que foram pagos no início da última temporada. Contas feitas, o lateral que jogou pouco mais de um ano em Alvalade com um total de 47 jogos rendeu 45 milhões de euros, tornando-se assim a segunda maior venda de sempre do clube leonino apenas atrás de Bruno Fernandes.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

55+5+5+15 e 10% da mais-valia: os números oficiais da venda de Bruno Fernandes ao Manchester United

Promovido à equipa principal do Sporting depois da chegada de Rúben Amorim ao comando técnico da formação verde e branca, Nuno Mendes teve uma semana de sonho no regresso das competições depois da pandemia onde não só fez a estreia como assinou contrato de profissional com o clube (tinha feito os 18 anos). Cientes de que o jogador não demoraria a despertar a cobiça dos principais conjuntos internacionais, os responsáveis leoninos renovaram o vínculo do já internacional A em dezembro de 2020.

A última prenda veio mesmo no dia do 18.º aniversário: Nuno Mendes renova com o Sporting até 2025

Nos últimos dias de mercado em agosto, e quando já se tinha estreado pela equipa tendo ganho a Supertaça (terceiro título conquistados nos seniores, depois da Taça da Liga e do Campeonato), Nuno Mendes seguiu para o PSG por cedência temporária com Pablo Sarabia a fazer o caminho inverso num empréstimo que neste caso não tinha opção de compra. Ao todo, Nuno Mendes fez 47 jogos e um golo.

Nuno Mendes, o mais novo a estrear-se como titular desde Ronaldo que vai ter como prenda a renovação até 2025

Pelo PSG, onde se afirmou com naturalidade como titular na equipa comandada por Mauricio Pochettino, o lateral esquerdo realizou 37 encontros entre Ligue 1, Champions, Taça de França e Taça da Liga, sem golos mas com duas assistências. Nuno Mendes sagrou-se campeão francês, tendo entretanto acordado e já assinado um contrato válido para as próximas cinco temporadas com o conjunto parisiense.