Uma das vozes mais críticas do Presidente russo Vladimir Putin, Alexei Navalny, desapareceu, esta terça-feira, da colónia penal onde estava a cumprir pena de prisão, avança a agência Reuters, que cita um dos assessores de Navalny. “Onde está o Alexei agora, e para que colónia ele foi levado, nós não sabemos”, disse Leonid Volkov.

Sergey Yazhan, presidente da Comissão de Monitorização Pública — uma organização estatal destinada a proteger os direitos dos prisioneiros em todas as regiões russas —, sinalizou, de acordo com a Reuters, que Alexei Navalny foi levado para a colónia penal de alta segurança Melekhovo IK-6, a 250 quilómetros de Moscovo.

No entanto, esta versão não é confirmada pela advogada do opositor russo, Olga Mikhailova, que, à CNN internacional, garantiu que ainda continua o esforço para tentar localizar Alexei Navalny.

O caso foi denunciado por Kira Yarmysh, porta-voz de Alexei Navalny, que recorreu à sua conta pessoal do Twitter para explicar que a advogada de Navalny ia encontrar-se com o seu cliente esta terça-feira. No entanto, a advogada foi informado, já na colónia penal, de que não havia ali “qualquer condenado” com o nome de Alexei Navalny.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

De acordo com a porta-voz, nem os “advogados nem os familiares” de Navalny foram informados de uma possível transferência para outra colónia penal, apesar de Kira Yarmysh realçar que existiam “rumores de que ele seria transferido para uma colónia penal de alta segurança, a Melekhovo IK-6”, cerca de 250 quilómetros a Este de Moscovo. “Mas é impossível de saber quando e se ele realmente chegou lá”, ressalva.

Kira Yarmysh confessa estar preocupada com o opositor russo. “Enquanto não soubermos onde o Alexei está, ele pode estar a enfrentar o sistema que já o tentou matar”, salienta, esclarecendo que a principal prioridade passa por “localizá-lo o mais rapidamente possível”.

Na mensagem que publicou no Twitter, a porta-voz de Navalny mostra-se apreensiva com a possível confirmação do rumor de que o opositor de Putin — que cumpria pena na colónia correcional IK-2, em Pokrov, na região de Vladimir, nos arredores de Moscovo — foi mesmo transferido para a colónia penal Melekhovo IK-6. Essa prisão de “alta-segurança”, diz Yarmysh, é “muito mais assustadora”.

Esta terça-feira à tarde, Kira Yarmysh dava conta de que as notícias de que Alex Navalny fora transferido para a colónia penal Melekhovo IK-6 ainda não tinham tido “qualquer confirmação” por parte da equipa de assessores que representa o opositor russo.

Navalny, visto como o principal opositor de Putin, foi preso no início do ano depois de regressar da Alemanha, onde estava a recuperar de uma tentativa de envenenamento que, segundo o mesmo, foi orquestrada pelo Kremlin.

Opositor russo Alexei Navalny, que chama a Putin um “louco malvado”, perde recurso contra prisão de nove anos

Na altura, foi condenado a uma pena de dois anos e meio por violação da liberdade condicional, mas em já março foi condenado a nove anos de prisão por fraude e desrespeito de acusações judiciais, uma sentença que considera ter sido politicamente motivada.

A decisão surgiu depois de um ano de repressão do Kremlin contra todos os apoiantes do opositor, outros ativistas de oposição e jornalistas independentes.

Notícia atualizada às 20h19