O Banco Nacional da Suíça aumentou esta quinta-feira a sua taxa de juro em meio ponto percentual para -0,25%, o que acontece pela primeira vez em 15 anos, visando combater a subida da inflação e a apreciação drástica do franco suíço.

Esta decisão de política monetária surge um dia depois da Reserva Federal norte-americana ter aumentado em 0,75 pontos percentuais a sua taxa de juro de referência, para o intervalo entre 1,5% a 1,75%.

Entretanto, o Banco Central Europeu (BCE) também sinalizou que aumentará a sua taxa de juro diretora em julho para controlar a subida da inflação na zona euro, que atingiu os 8,1% em maio deste ano, acima dos 7,4% registados em abril, segundo a recente estimativa rápida divulgada pelo Eurostat.

A taxa de juro do Banco Nacional da Suíça (SNB), por sua vez, estava em -0,75% desde setembro de 2007, tendo este aumento surpreendido hoje os mercados financeiros.

No comunicado, o SNB afirma que “a política monetária rígida visa evitar a disseminação generalizada da inflação para bens e serviços na Suíça”, acrescentado não se poder “descartar um novo aumento na taxa de referência”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR