Vinte concelhos dos distritos de Castelo Branco, Guarda, Viseu, Vila Real e Bragança apresentam esta sexta-feira um perigo máximo de incêndio devido à previsão de tempo quente, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Desses, os distritos de Vila Real, Bragança e Guarda vão estar esta sexta-feira sob aviso amarelo devido à previsão de tempo quente, devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima, até às 18h.

O aviso amarelo (o menos grave de uma escala de três) é emitido pelo IPMA sempre que existe risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA colocou também mais de 60 concelhos dos distritos de Braga, Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Coimbra, Santarém, Portalegre, Évora, Beja e Faro em perigo muito elevado e elevado de incêndio.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O perigo de incêndio vai manter-se elevado em algumas regiões do continente pelo menos até terça-feira devido à previsão de tempo quente.

O perigo de incêndio, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo.

Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para esta sexta-feira no continente períodos de céu muito nublado, tornando-se pouco nublado na região Sul a partir do final da manhã, e aguaceiros, em especial nas regiões Norte e Centro, que poderão ser acompanhados de trovoada.

A previsão aponta também para vento fraco a moderado predominando do quadrante sul, sendo por vezes forte com rajadas até 60 quilómetros por hora nas terras altas, possibilidade de formação de neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais e subida da temperatura máxima, exceto na faixa costeira.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 14 graus Celsius (em Lisboa) e os 19 (na Guarda e Bragança) e as máximas entre os 23 (no Porto e Viana do Castelo) e os 36 (em Beja, Castelo Branco e Vila Real).