790kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

O fim do casamento do magnata Rupert Murdoch com a ex-supermodelo Jerry Hall. O que poderá ter levado a este desfecho?

Este artigo tem mais de 1 ano

"Apenas há alguns meses, pareciam perfeitamente felizes", garantem fontes próximas ao casal. Discussões terão começado durante a pandemia. Casamento durou seis anos, o mais curto de Murdoch.

"Absolutely Fabulous: The Movie" - World Premiere - Red Carpet
i

Amigos de Hall, garantem que a própria estava pronta para cuidar do marido de 91 anos, caso este adoecesse

Corbis via Getty Images

Amigos de Hall, garantem que a própria estava pronta para cuidar do marido de 91 anos, caso este adoecesse

Corbis via Getty Images

Quando se casou, em março de 2016, com a antiga supermodelo Jerry Hall, o magnata dos media Rupert Murdoch escreveu ser “o homem mais sortudo e feliz do mundo” no Twitter. Seis anos depois, essa sorte parece ter  desaparecido.

O casal está a divorciar-se, segundo avançou quarta-feira o The New York Times, que cita duas fontes com “conhecimento da decisão”. Ainda sem confirmação oficial da separação, um conhecido garantiu ao The Telegraph: “Quando ele toma uma decisão, é curto e incisivo e é isso”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ao jornal britânico, vários amigos confessaram terem ficado sem compreender o que terá levado à separação.“Fiquei genuinamente chocado quando soube”, admitiu um deles. “Se perguntares a alguém que os viu juntos em privado, irão dizer que Jerry o ama, então ninguém viu isto [separação] a acontecer.

Outra fonte, também sob anonimato, detalhou: “Combinavam tão bem. Apenas há alguns meses, pareciam perfeitamente felizes, e as suas famílias davam-se muito bem”.

Já o The New York Times recorda que a atriz de Batman compareceu no 91º aniversário do marido num restaurante no Central Park, evento no qual o casal se mostrou apaixonado, segundo uma fonte que esteve na festa.

Em dezembro, por exemplo, o casal comprou um rancho no estado norte-americano de Montana, aquisição encarada como, escreve o The Telegraph, “um gesto romântico de Murdoch para a sua esposa nascida no Texas”. No entanto, como diz o ditado, nem tudo o que parece é: esta compra de cerca de 265 milhões de euros pode já ter sido um sinal de tensão, pois Murdoch colocou ao mesmo tempo o seu apartamento em Nova Iorque à venda. Ora, disse fonte próxima ao jornal britânico, “ele sempre gostou de viver em Nova Iorque”, mas Jerry nem tanto.

Ao longo da relação, colecionaram várias moradas. É o caso do Great Tew Manor em Cotswolds, em 2020, cujos planos englobavam um restauro avaliada em 35 milhões de euros.

London Celebrity Sightings -  December 15, 2017 ENO Spring Gala 2017 - Drinks Reception Royal Academy Of Arts Summer Exhibition Preview Party

Apareciam juntos em vários eventos públicos, desde a área dos negócios até do desporto

GC Images

Só que a versão do casal perdidamente apaixonado não é corroborada por todos. Com a pandemia, passaram imenso tempo na companhia um do outro — “porque Rupert precisava de ter cuidado com a sua saúde” —  e, como consequência, vieram também as discussões.

Biden considera Murdoch “o homem mais perigoso no mundo”

Para os mais atentos, o primeiro sinal de que o mundo cor de rosa do casal estava a desabar chegou, esta segunda-feira, na festa anual de verão do patrão do The Wall Street Journal na Serpentine Gallery, no Reino Unido. Neste prestigiado evento social nem Hall nem tão pouco os seus amigos e familiares marcaram presença. O jornal britânico ressalva que, se a ausência fosse devido a motivos de saúde, alguém ligado à mesma teria ido.

O império Murdoch pode sair prejudicado com o (quarto) divórcio do homem que ocupa o cargo mais alto na News Corp?

Das casas às contas bancárias, tudo irá depender dos termos do acordo pré-nupcial assinado pelos próprios antes de oficializarem a relação na Spencer House, em Londres, a 4 de março de 2016.

Caso o divórcio se assine na mesma cidade onde se realizou o casamento, Georgina Hamblin, do escritório de advocacia Vardags, explicou que é possível que este documento seja cumprido escrupulosamente, acrescentando que “os juízes estão a ficar mais rigorosos na aplicação dos termos” previstos nos acordos.

É pouco provável que a  estrutura do império Murdoch, avaliado em 13,5 mil milhões de dólares (12,5 mil milhões de euros), sofra alterações.

A família de Murdoch inspirou a série Succession. O australiano transformou a pequena empresa jornalística que herdou do pai, em 1952, na News Corporation — que controla o tablóide britânico The Sun e a Fox News, entre outras.

O pai, os filhos e todos os outros: “Succession” e os episódios de uma novela implacável

Patricia Booker, Anna Murdoch Mann e Wendi Deng já foram casadas com o magnata. O histórico dos casamentos de Murdoch

Seis anos. O casamento de Murdoch com a antiga supermodelo é o mais curto que o titã dos média já teve.

De 1999 a 2014, foi casado com uma antiga funcionária da News Corp Wendi (38 anos mais nova) que deu nas vistas quando agrediu um manifestante que atirou uma tarte ao marido durante uma audiência no parlamento britânico devido às escutas ilegais realizadas pelo extinto News of the World. Tiveram duas filhas — Grace, de 21 anos, e Chloe, com 19. Aquando do divórcio, houve rumores, negados pela mulher, de que esta estaria apaixonado pelo ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair. Da separação “amigável”, a empresária ficou com casas na China e em Nova Iorque (e, claro, dinheiro).

Rupert Murdoch Portraits

Durante 14 anos, Murdoch foi casado com a empresária Wendi Deng

Getty Images

A primeira esposa de Murdoch, ex-comissária de bordo Patricia Booker, é mãe da sua filha mais velha, Prudence, agora com 63 anos. Divorciaram-se em 1967, após 11 anos juntos.

Seguiu-se o romance com a jornalista escocesa Anna Torv e, deste amor, resultou Elisabeth, com 53 anos, Lachlan, 50, e James, 49. Quando se divorciaram em 1999, após 32 anos de casamento, Murdoch ter-lhe-á pago 1,5 mil milhões.

Já Jerry Hall foi casada com Mick Jagger, cantor dos Rolling Stones, mas o matrimónio, realizado em Bali, foi anulado em 1999. Elizabeth, de 38 anos, James, 36, Georgia May, 30, e Gabriel, 24, são os frutos desta relação que acabou por causa da infidelidade do vocalista. A antiga atriz recebeu 18 milhões de libras (cerca de 21 milhões de euros), incluindo a casa de 13 milhões de libras (aproximadamente 15 milhões de euros) em Richmond, oeste de Londres. Na altura, a estimava-se que fortuna pessoal de Jagger era de, pelo menos, 150 milhões de libras (cerca de 174 milhões de euros).

Covid-19. Rolling Stones cancelam concerto em Amesterdão depois de Mick Jagger testar positivo no estádio

Ao todo,  10 filhos testemunharam o casamento de Murdoch aos 85 anos e Hall aos 59 anos.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora