O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para esta segunda-feira no continente céu pouco nublado ou limpo e vento fraco a moderado de norte/noroeste, soprando moderado a forte, com rajadas até 65 quilómetros por hora durante a tarde, na faixa costeira e nas terras altas, em especial do Centro e Sul.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 7 graus Celsius (na Guarda) e os 15 (em Faro) e as máximas entre os 20 (na Guarda, Porto e Viana do Castelo) e os 31 (em Faro).

Estas condições meteorológicas levam o IPMA a colocar 16 concelhos dos distritos de Santarém, Castelo Branco, Portalegre e Faro em perigo máximo de incêndio: Constância, Chamusca, Vila Nova da Barquinha, Abrantes, Tomar, Ferreira do Zêzere, Sardoal, Mação (Santarém), Vila de Rei (Castelo Branco), Gavião (Portalegre), Aljezur, Lagos, Silves, Loulé, São Brás de Alportel e Tavira (Faro).

O IPMA colocou também vários concelhos de todos os distritos de Portugal continental, exceto Viana do Castelo, Porto, Braga e Aveiro, em perigo muito elevado e elevado de incêndio.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Segundo o Instituto, o perigo de incêndio vai manter-se elevado em algumas regiões do continente pelo menos até sexta-feira.

Continente, Madeira e Açores com risco muito elevado de radiação UV

Também a radiação implica um alerta. Portugal continental e os arquipélagos da Madeira e Açores, estão um risco muito elevado e elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Com níveis elevados de exposição à radiação, estão as ilhas da Madeira e Terceira, nos Açores.

A escala de radiação ultravioleta tem cinco níveis, entre risco extremo e baixo.

Para as regiões com risco muito elevado, o IPMA aconselha a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol, protetor solar e que se evite a exposição das crianças ao sol.

Para as regiões com risco elevado, recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt e protetor solar.