A maioria dos cidadãos de 28 países do mundo (54%) aceita receber mais refugiados ucranianos, mas não estão assim tão abertos a receber refugiados de outras nacionalidades, segundo um relatório da Ipsos, uma empresa de estudos de mercado internacional. Apenas os cidadãos da Arábia Saudita e da Malásia aceitariam mais refugiados sírios do que ucranianos.

Aceitação de refugiados em 28 países do mundo

Percentagem da população de cada país que aceita receber refugiados de vários países com conflitos em curso — Ipsos

Comparativamente, apenas 32% dos cidadãos aceitaria receber mais refugiados sírios no seu país, 30% receberia refugiados venezuelanos e 30% aceitaria afegãos.

Entre os cidadãos entrevistados, 15% rejeita aceitar mais refugiados ucranianos, mas o cenário é pior para outros refugiados: 32% rejeitam refugiados do Afeganistão, 30% da Síria e 30% do Sudão do Sul.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Aceitação de refugiados em 28 países do mundo_2

Os refugiados afegãos são os menos aceites entre as pessoas entrevistadas — Ipsos

Entre os 28 países estudados, são os suecos que apresentam maior abertura para receber refugiados da Ucrânia (73%), seguidos dos brasileiros (69%) e norte-americanos (67%). Noutros países, como Hungria (43%), Turquia (31%) ou China (26%), menos de metade dos entrevistados aceitam receber mais refugiados ucranianos.

Curioso nestes resultados é que os holandeses (35%) e os suecos (33%) são os que mais acreditam que se devem aceitar refugiados consoante a região onde se encontram; e os japoneses (19%) e sul-coreanos (18%) são os que mais acreditam que os países não têm de aceitar refugiados — ainda que muitos mais, 45% e 37% respetivamente, acreditem que os refugiados devam ser acolhidos em todos os países.

A Turquia, o país que acolheu mais deslocados em todo o mundo, é dos que tem menos cidadãos a aceitar refugiados ucranianos ou que qualquer outra nacionalidade.

Para este estudo foram entrevistados mais de 20 mil adultos em 28 países dos vários continentes. Portugal não fez parte deste levantamento.