A situação que levou à interdição de banhos na praia de Gondarém, no concelho do Porto, está “totalmente normalizada”, adiantou esta sexta-feira a Câmara do Porto.

Em resposta à Lusa, a autarquia afirmou que a última avaliação à qualidade da água revelou “para todos os parâmetros microbiológicos a excelência da qualidade da água balnear”.

Face aos resultados, a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) levantou “de imediato” as restrições impostas desde a tarde de quarta-feira, nomeadamente a interdição a banhos.

Desaconselhada ida a banhos na praia de Gondarém no Porto

A Águas e Energia do Porto refere que, em conformidade com o procedimento instituído na empresa, foram analisados todos os pontos críticos das redes de drenagem na área envolvente à praia de Gondarém, não tendo sido detetada qualquer desconformidade que justifique a degradação da qualidade da água”, salienta a câmara, acrescentando que em causa esteve um “episódio pontual de poluição com origem externa à área de atuação” da empresa municipal.

“Todas as pessoas que frequentam a praia de Gondarém podem, assim, voltar a desfrutar de toda a qualidade e segurança que o espaço oferece, sem qualquer restrição no que respeita à ida a banhos”, acrescenta.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR