A Arábia Saudita está a planear construir dois arranha-céus, avaliados em 1 bilião de dólares (cerca de 980 mil milhões de euros), construídos na horizontal, com 120 quilómetros de comprimento e mais altos que o Empire State Building.

Apelidado de “Mirror Line”, será, segundo o Wall Street Journal, maior que a cidade de Massachusetts. Em 2021, o país anunciou o “sonho” de construir uma cidade (“Neom”) com 170 quilómetros, que tivesse “zero carros, zero ruas e zero emissões de carbono”. É nesta cidade do futuro que se integrará a “Mirror Line”.

Será composta por dois arranha-céus, que ocupam grande parte da área da “Mirror Line”. Segundo os relatórios da construção, serão “a maior estrutura do mundo”. No interior, os arranha-céus vão ser compostos por escadarias, vegetação e habitações. O exterior é revestido por vidros espelhados.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Os dois edifícios são neutros em carbono e serão ligados entre si por passeios, tendo um comboio de alta velocidade a passar por baixo, que levará 20 minutos a percorrer toda aquela zona da cidade. Os moradores terão acesso a uma marina, onde podem atracar os seus iates sob um arco construído entre os dois prédios. Um estádio de futebol, construído 300 metros acima do solo, também faz parte do projeto.

“Neom” será composta por mais duas grandes zonas: Trojena e Neom Industrial City (Oxagon). Estima-se que possa albergar cerca de cinco milhões de pessoas no total, um milhão na “Mirror Line”. Localizar-se-á perto da fronteira entre a Arábia Saudita, a Jordânia e o Egito.

Ainda assim, não é certa que esta cidade consiga ser construída. De acordo com o The Telegraph, o projeto é muito ambicioso e “implementar planos quase impossíveis” de conceber. Este facto tem levado vários trabalhadores, nomeadamente designers, a desistir do projeto.