A Dinamarca, afinal, sempre foi um amuleto da sorte para o Benfica: com a vitória desta terça-feira frente ao Midtjylland, os encarnados continuam invictos frente a equipas dinamarquesas, com 14 vitórias e dois empates, e prolongaram a série de sete apuramentos em sete eliminatórias europeias contra clubes do país escandinavo.

Enzo veste o fato de gala até quando o dress code é fato de treino (a crónica do Midtjylland-Benfica)

Depois da goleada da Luz, o Benfica voltou a ganhar em Randers e qualificou-se para o decisivo playoff de acesso à Liga dos Campeões, onde vai defrontar o Sturm Graz ou o Dínamo Kiev. Com as duas vitórias da terceira pré-eliminatória de acesso à liga milionária e o triunfo na primeira jornada da Liga, contra o Arouca, Roger Schmidt juntou-se à restrita lista de treinadores encarnados que ganharam os três primeiros jogos pelos encarnados — e o primeiro desde Bruno Lage.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O Benfica já leva 11 golos nos três primeiros jogos oficiais da temporada, naquele que é já o segundo melhor registo do século, ficando apenas atrás dos 12 apontados em 2019/20. Na Dinamarca, um dos marcadores foi Henrique Araújo, o jovem avançado encarnado que mereceu a aposta de Roger Schmidt logo ao intervalo e que respondeu com um cabeceamento certeiro após cruzamento de João Mário. João Mário que, na flash interview, elogiou tanto Araújo como Enzo Fernández, que fez o terceiro golo em três partidas pelo clube.

“O Henrique? Já não há margem para dúvidas. É um excelente avançado, um goleador que é muito forte na área. Procuramos o melhor dos nossos companheiros e temos aqui um grande avançado. O Enzo chegou e pegou de estaca. É muito intenso, tem chegada à área e tem golo”, disse o internacional português, que também vincou a exibição coletiva. “Fizemos o que tínhamos a fazer. Tínhamos conseguido um bom resultado mas não podíamos facilitar. Comportamento muito sério, chegámos ao golo e ficou mais fácil. Queríamos fazer golos e resolver rápido. Se fizéssemos golo primeiro era complicado para eles a nível mental. Foi o que fizemos e estamos todos de parabéns. Está à vista de todos. É um futebol atrativo e ofensivo, o grupo está contente com as ideias do mister. Temos de trabalhar muito. O primeiro objetivo é a Champions e nada está concluído”, acrescentou João Mário.

Também na zona de entrevistas rápidas, Roger Schmidt sublinhou que a eliminatória “não foi fácil”. “Foi um trabalho duro. Têm bons jogadores, são bons nas bolas paradas e na segunda bola. Demos o primeiro passo em Lisboa, jogámos bem, mas mesmo assim era preciso terminar a tarefa. Levámos o jogo a sério, perdemos algumas bolas, mas creio que estivemos em controlo e agora temos mais um passo para dar”, começou por dizer, descrevendo depois a forma como o Benfica se apresentou em campo.

“Cada tipo de futebol é exigente, não há futebol que seja relaxante para os jogadores. Guardámos bem a bola em algumas fases, para descansar com bola, que é a melhor maneira. Os jogadores estão em forma e pudemos mudar a equipa e dar alguns minutos mais cedo. Estou contente porque o Henrique [Araújo] e o Diogo [Gonçalves] marcaram, isso é importante”, atirou o alemão, detalhando ainda o problema físico que deixou David Neres de fora da convocatória. “Tem um pequeno problema muscular do último jogo, não queremos correr riscos. Talvez possa volta no fim de semana. Vamos ver quando voltarmos a Lisboa”, concluiu o técnico encarnado.