Estamos em agosto, em pleno verão, com a temporada ainda numa fase embrionária e os treinadores a afinar onzes tipo, estratégias, planos. Ainda assim, mesmo em agosto e em pleno verão, o Benfica tinha esta terça-feira um dia definidor para tudo aquilo que ainda poderá acontecer no resto da época: o dia em que jogava parte do futuro na Liga dos Campeões.

Depois de golear o Midtjylland na primeira mão da terceira pré-eliminatória de acesso à liga milionária, na Luz, o Benfica entrou no Campeonato também a golear o Arouca e a dar um passo inicial muito firme rumo à corrida pela conquista do título. Esta terça-feira, agora na Dinamarca, voltava a defrontar os dinamarqueses com o objetivo de carimbar o expectável xeque-mate e seguir para o playoff, onde o adversário seria o vencedor da eliminatória entre o Dínamo Kiev e o Sturm Graz.

Ficha de jogo

Mostrar Esconder

Midtjylland-Benfica, 1-3 (2-7 no conjunto das duas mãos)

Terceira pré-eliminatória de acesso à Liga dos Campeões

Randers Stadium, em Randers (Dinamarca)

Árbitro: Srdjan Jovanovic (Sérvia)

Midtjylland: Olafsson, Dalsgaard, Juninho, Thychosen, J. Andersson, Onyedika, Evander (Sorensen, 45′), Paulinho (Dyhr, 87′), Dreyer (Isaksen, 70′), Kaba (Brumado, 70′), Sisto (Chilufya, 77′)

Suplentes não utilizados: Ugboh, Ousted, Gartenmann, Ortiz Cabezas, Sviatchenko, Charles, Lind

Treinador: Henrik Jensen

Benfica: Vlachodimos, Gilberto (Alexander Bah, 76′), Otamendi, Morato, Grimaldo, Florentino, Enzo Fernández, Chiquinho (Diogo Gonçalves, 78′), Rafa (Yaremchuk, 45′), João Mário (Diego Moreira, 89′), Gonçalo Ramos (Henrique Araújo, 45′)

Suplentes não utilizados: Helton Leite, Vertonghen, Weigl, Musa, André Almeida, Paulo Bernardo, António Silva

Treinador: Roger Schmidt

Golos: Gonçalo Ramos (23′), Henrique Araújo (56′), Sisto (63′), Diogo Gonçalves (88′)

Ação disciplinar: cartão amarelo a Gonçalo Ramos (28′), a Evander (40′), a Onyedika (69′)

Na antevisão, Roger Schmidt mostrava-se confiante mas cauteloso — como um bom alemão. “Espero um adversário que faça de tudo para regressar a esta eliminatória. Estamos a meio, temos de jogar mais 90 minutos. Temos a vantagem do jogo em casa, é um bom resultado, mas tenho alguma experiência neste tipo de jogos e o importante é não desistir e estar concentrado para a segunda mão. O Midtjylland vai criar-nos dificuldades, vai desafiar-nos a trabalhar muito através de um futebol físico, com jogadores rápidos no ataque e fortes a defender. Temos de estar preparados e mostrar a nossa qualidade. Temos de mostrar a nossa mentalidade forte desde o início e acreditar que vamos estar no playoff“, disse o treinador encarnado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Em Randers, Schmidt era desde logo obrigado a mudar o onze dos últimos três jogos, entre a apresentação com o Newcastle, a primeira mão com o Midtjylland e a jornada inaugural da Liga com o Arouca. David Neres, reforço que chegou este verão, lesionou-se durante a semana e nem sequer viajou para a Dinamarca, ficando de fora do lote de convocados. Assim, o técnico alemão lançava Chiquinho no lugar do brasileiro, mantendo a restante equipa inicial — incluindo João Mário que, apesar de ter saído tocado da partida contra o Arouca, recuperou e segurava a titularidade.

Na Dinamarca, de forma expectável, o Benfica assumiu desde logo a iniciativa e o controlo do jogo. Apesar de não se apresentar com as linhas muito subidas e de organizar as movimentações numa zona média, perto do meio-campo, a equipa de Roger Schmidt chegava com alguma facilidade à área adversária, falhando frequentemente a finalização ou o critério certo no último passe. O Midtjylland pouco ou nada conseguia fazer, à exceção de um remate de Juninho que Vlachodimos encaixou (14′), e a partida ia decorrendo a um ritmo morno e sem grandes acontecimentos.

Os encarnados aceleraram o passo a partir do quarto de hora inicial e ameaçaram o golo até lá chegarem. Chiquinho cruzou rasteiro na esquerda à procura do desvio de Gonçalo Ramos mas a defensiva dinamarquesa afastou (16′), o mesmo Gonçalo Ramos cabeceou ao lado após um cruzamento perfeito de Grimaldo (18′) e Enzo Fernández rematou por cima à entrada da grande área (22′) — à quarta, foi de vez. Numa bela jogada de envolvimento ofensivo, João Mário abriu em Ramos na esquerda e o avançado cruzou picado para encontrar Enzo, que apareceu totalmente sozinho na cara do guarda-redes e só teve de encostar para marcar pelo terceiro jogo consecutivo (23′).

Já em vantagem no marcador, o Benfica tirou o pé do acelerador e acabou por permitir algum crescimento do Midtjylland, que subiu no terreno e passou algum tempo no interior do meio-campo adversário. Os dinamarqueses chegaram mesmo a ameaçar o empate, primeiro com um remate de Paulinho que Vlachodimos defendeu (36′) e depois com um pontapé ao lado de Evander na sequência de uma atrapalhação de Gilberto e Otamendi (41′), mas os encarnados foram mesmo para o intervalo a vencer pela margem mínima. Ao intervalo, mesmo sem estar a realizar uma exibição brilhante e claramente em modo gestão, o Benfica estava a ganhar e tinha mais do que pé e meio no playoff de acesso à Liga dos Campeões.

Na segunda parte, com a eliminatória completamente controlada, Roger Schmidt começou a gerir os esforços da equipa e trocou Rafa e Gonçalo Ramos por Yaremchuk e Henrique Araújo, com Henrik Jensen a mexer também ao intervalo para lançar Sorensen no lugar de Evander. Os dinamarqueses criaram o primeiro lance de perigo do segundo tempo, com Kaba a rematar ao lado (52′), mas o Benfica só precisou de se aproximar da baliza numa ocasião para aumentar a vantagem.

Na sequência de um canto na esquerda, João Mário cruzou e encontrou Henrique Araújo, que saltou praticamente sozinho ao primeiro poste para fazer o segundo golo do Benfica (56′). O jogo manteve-se algo inconstante, sem nenhuma das equipas a assumir um ascendente claro e com muitos duelos na zona do meio-campo, e o Midtjylland acabou por conseguir chegar ao golo. Paulinho cruzou na esquerda, Kaba cabeceou praticamente sozinho e sem oposição mas acertou na trave e Sisto, na recarga, atirou rasteiro para reduzir a desvantagem (63′).

Jensen voltou a mexer a 20 minutos do fim, trocando Dreyer e Kaba por Isaksen e Brumado, e Schmidt respondeu com Alexander Bah e Diogo Gonçalves. O lateral dinamarquês ainda ficou perto de se estrear a marcar pelo Benfica, com um pontapé cruzado e em força que passou por cima da baliza (80′), mas o momento do jogo ficou guardado para os últimos instantes. Diogo Gonçalves, já perto dos 90′, foi da esquerda para dentro, não teve qualquer oposição, levantou a cabeça e atirou em jeito à baliza, sem qualquer hipótese para o guarda-redes adversário, assinando um enorme golo na Dinamarca (88′).

O Benfica voltou a vencer o Midtjylland e garantiu a presença no decisivo playoff de acesso à Liga dos Campeões, onde vai defrontar o Sturm Graz ou o Dínamo Kiev. Num dia em que os encarnados não precisaram de se esforçar muito para ganhar e ultrapassaram os dinamarqueses sem enorme dificuldade, Enzo Fernández voltou a marcar, voltou a ser o melhor elemento da equipa de Roger Schmidt e voltou a organizar todo o jogo do Benfica.