O Serviço de Segurança da Ucrânia (SBU) intercetou uma conversa na qual um militar russo ordena que se dispare sobre vários civis. Numa publicação do Telegram, a agência adianta que encontrou um homem que sobreviveu ao ataque e que está disposto a testemunhar.

No post pode ler-se que o tenente Anton Struev, das Forças Armadas da Federação Russa, é suspeito de violações às leis e costumes de guerra por ter dado ordens para disparar sobre civis na cidade de Brovary, na região de Kiev.

“Vamos matá-los todos ali”, ordenou Struev, segundo um telefonema, na manhã de 22 de março, a que o SBU teve acesso. Os soldados terão disparado sobre um civil nas proximidades que “deixaram para morrer”.

Apesar dos ferimentos graves, o homem sobreviveu. Segundo a agência, reconheceu o militar que o tentou matar e está pronto para testemunhar contra ele num tribunal internacional.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Através da conta do Telegram, os serviços secretos têm dado conta dos vários progressos na guerra desde o início da invasão russa, a 24 de fevereiro. Na segunda-feira disseram ter impedido um plano para assassinar o ministro da Defesa do país, Oleksii Reznikov, o chefe do SBU, Kyrylo Budanov, e um ativista ucraniano.

Ucrânia diz ter impedido plano russo para matar ministro da Defesa. Suspeitos iam receber 147 mil euros pelo homicídio

As autoridades revelaram que prenderam dois indivíduos que estavam a trabalhar para os Serviços Secretos russos (FSB, antigo KGB). Os suspeitos iam receber 147 mil euros por cada homicídio.