Siga aqui o liveblog sobre a guerra

A Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) alertou esta sexta-feira para a “situação insustentável” na central nuclear ucraniana de Zaporijia devido a um apagão em Enerhodar, a cidade onde está localizada esta infraestrutura.

Num vídeo publicado na página oficial da AIEA, o diretor-geral da agência, Mariano Grossi, deu conta da “grave situação” que aconteceu na noite de quinta-feira em Zaporijia na sequência de um apagão em Enerhodar, onde fica localizada a central nuclear ucraniana, devido a um bombardeamento que destruiu a infraestrutura de energia que alimenta a cidade.

Rússia exige “esclarecimentos” após relatório da AIEA sobre Zaporíjia

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Esta é uma situação insustentável e cada vez mais precária. Enerhodar escureceu. A central nuclear não tem energia externa. E vimos que quando a infraestrutura foi reparada, acabou por ser danificada novamente”, lamentou.

Para o responsável, isto “é completamente inaceitável” e por isso apelou urgentemente ao cessar de todos os bombardeamentos naquela área.

“Somente isso garantirá a segurança do pessoal operacional e permitirá a restauração duradoura da energia para a Enerhodar e para a central”, explicou.

Para Mariano Grossi, “este desenvolvimento dramático” demonstra que absolutamente imperativo “estabelecer agora uma zona de segurança e proteção nuclear”.

“Essa é a única maneira de garantir que não enfrentamos um acidente nuclear”, apelou.

A Rússia retomou os bombardeamentos junto da central nuclear ucraniana de Zaporijia, indicaram na quarta-feira autoridades locais, um dia após a agência nuclear da ONU ter instado à definição de um perímetro de segurança para impedir uma catástrofe.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu esta semana que a Rússia e a Ucrânia se comprometam em travar atividades militares perto ou a partir da central nuclear de Zaporijia e que garantam um acordo por um perímetro desmilitarizado.