O Grande Prémio do Japão seria desde logo atípico pela inexistência da segunda sessão de treinos livres na sexta-feira, já que o MotoGP decidiu adiar esse momento para sábado devido ao jetlag dos pilotos e das equipas provocado pela viagem da Europa para a Ásia. Já no fim de semana, porém, o circuito de Motegi voltou a fazer das suas — e a mostrar que os motores só aquecem quando a meteorologia deixa.

Uma enorme tempestade rebentou durante a Q2 do Moto2, levando a uma bandeira vermelha devido à água acumulada em pista e à fraca visibilidade. O pitlane encerrou durante mais de uma hora e o MotoGP acabou mesmo por cancelar a terceira sessão de treinos livres, mantendo a esperança de ainda realizar a Q1 e a Q2 — numa cronologia apertada que envolvia terminar a qualificação de Moto2 e a de MotoGP até que escurecesse na cidade japonesa. Ainda esta sexta-feira, porém, Miguel Oliveira tinha sido 9.º na primeira sessão de treinos livres do Grande Prémio do Japão, onde Jack Miller, Pecco Bagnaia e Fabio Quartararo foram os mais rápidos.

“Senti-me muito bem com a moto. Boas sensações, fomos competitivos desde o início da sessão, que foi longa, e agora temos de nos sentar com a equipa e analisar o que fizemos. Agora estamos no top 10, vamos ver como estará o tempo amanhã e como corre a qualificação. Estaremos prontos para o desafio, estar nas três primeiras filas seria uma boa qualificação”, explicou o piloto português, que com o tal nono lugar de sexta-feira, o terceiro no molhado segundo treino já na manhã deste sábado e o cancelamento da terceira sessão de treinos livres entrou diretamente na Q2.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A chuva deu alguma trégua e a qualificação de Moto2 recomeçou cerca de hora e meia depois de ter sido interrompida, seguindo-se a do MotoGP. Johann Zarco e Jorge Martín foram os mais rápidos da Q1, garantindo o apuramento para a derradeira ronda da qualificação deste fim de semana, e Miguel Oliveira prolongou as boas sensações de sexta-feira ao garantir o 8.º melhor tempo e uma boa posição na grelha de partida do Grande Prémio do Japão — apesar de ter caído enquanto estava a realizar uma volta rápida que podia discutir a pole-position. Marc Márquez ficou com o primeiro lugar da grelha em Motegi, seguido de Johann Zarco, Brad Binder e Maverick Viñales, naquela que é a primeira pole-position do espanhol desde o Grande Prémio do Japão de 2019, há três anos.