O ministro das Infraestruturas e potencial candidato à sucessão de António Costa não pára de falar em 2026, ano das próximas legislativas. Em quase todas as intervenções públicas, Pedro Nuno Santos visa diretamente seu potencial futuro adversário, Luís Montenegro. Na audição sobre a TAP na Comissão de Obras Públicas, esta quarta-feira no Parlamento, o governante voltou a fazê-lo e até acusou o líder da oposição, de forma velada, de falta de coragem. Repetiu também várias vezes que um PSD e um líder que não toma posição “não pode governar”.

Pedro Nuno Santos não atira só ao PSD, mas especificamente ao seu presidente: “No caso do PSD, ou não fazem bem o vosso trabalho e andam desatentos, incluindo o líder, ou então sabem bem o que tem sido dito, mas conscientemente estão a querer enganar”. Na mesma audição, o ministro das Infraestruturas acusa o PSD de se estar a “furtar a dizer” o que teria feito na TAP, ao contrário de todos os outros partidos. Essa posição, diz Pedro Nuno Santos, tornaria “o PSD <um mero partido de protesto, que não tem ideias, não tem objetivos para o País e portanto não sabe muito bem o que é que faria se estivesse no poder.”

Esta picardia entre Pedro Nuno Santos e Luís Montenegro, antecipando uma batalha futura de 2026, tem sido uma constante desde que o PSD mudou de líder.

Montenegro e Pedro Nuno já estão em marcação para duelo em 2026

Pedro Nuno Santos visou Luís Montenegro várias vezes ao longo da audição, ao dizer que “o líder do PSD tentou salvar o debate” sobre a TAP que “objetivamente não correu bem ao PSD” e ainda fez “pior porque volta a repetir o mesmo que tinham dito no Parlamento, voltando a fugir àquilo que se exige a alguém que quer liderar um Governo e um país. ”

O ministro diz que o PSD devia dizer que “o Governo PS fez mal isto, dois ponto três mil e tal milhões que davam para não sei quantos anos de não sei de quê, [ou] se fôssemos nós, teríamos deixado cair a TAP. Isso, sim, é uma posição com coragem.” Além de sugerir esta falta de coragem de Luís Montenegro, Pedro Nuno Santos diz que “um líder político que quer governar o país tinha dito: em 2020 nós tínhamos deixado cair a TAP. Mas não diz.”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR