O livro de memórias do príncipe Harry já tem título e nova data de lançamento. Chamar-se-á “Spare” (que pode ser traduzido por “Suplente”) e será a 10 de janeiro de 2023, anunciou a editora. No final do mês de julho ficou a saber-se que o livro chegaria às bancas este outono, a tempo das festividades de Ação de Graças e do Natal, no mercado norte-americano. Contudo, na sequência da morte da rainha Isabel II, a 8 de setembro, este lançamento foi adiado.

A imagem da capa do livro publicada pela editora Penguin Random House

O tempo extra terá permitido ao príncipe acrescentar ao livro capítulos adicionais sobre a morte da avó, de forma a não parecer  desatualizado, conta o Telegraph. Nenhum membro da família real, funcionários próximos ou advogados terão visto o livro até ao mês passado, segundo o mesmo jornal.

O livro é um projeto da editora Penguin Random House e tem JR Moehringer como “escritor fantasma”. O manuscrito estará pronto desde o início deste verão.

Livro de memórias do príncipe Harry está feito e deverá ser lançado a tempo do Natal

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Desde que a obra se tornou do conhecimento público, muito se tem especulado sobre o que revelará Harry sobre alguns membros da família real, como por exemplo o pai, o irmão e a madrasta Camilla. A Rainha Isabel II terá sido a única pessoa da família real a ser informada deste livro.

Mas ainda antes do lançamento do livro de memórias do príncipe Harry, o enredo que tem dado que falar sobre a família real é o da nova temporada da série The Crown. A 5ª série tem estreia na Netflix marcada para o dia 9 de novembro, já há trailer e muitas polémicas, pela proximidade com a morte da Rainha e porque o conteúdo parece não ser abonatório nem para a antiga monarca, nem para o novo Rei Carlos III.

“A família real enfrenta uma crise a sério”: o trailer da 5º temporada de “The Crown” com Diana, Carlos e Isabel II no olho do furacão

O livro de memórias de Harry será mais uma novidade literária sobre a temática da família real britânica, entre tantas que têm sido lançadas durante este ano. Por cá, José Bouza Serrano lançou. “A Viúva de Windsor”. O correspondente real do jornal britânico The Times, Valentine Low, lançou o livro “Courtiers: The Hidden Power Behind the Crown” já este outono. No final deste mês de setembro será lançada uma biografia da nova Rainha Consorte: “Camilla, Duchess of Cornwall. From Outcast to Future Queen Consort”, assinada por Angela Levin. Em julho, Omid Scobie, o jornalista amigo dos duques de Sussex e co-autor do livro “Finding Freedom”, anunciou que está a preparar uma sequela. Será escrito a solo e lançado no próximo ano. Ainda não tem título e não se sabe se este livro contará com a aprovação dos Sussex. No início do passado mês de julho foi lançado o livro “Revenge: Meghan, Harry e a Guerra entre os Windsors”, de Tom Bower, no qual o autor expõe e relembra episódios marcantes daquilo que chama de “guerra” entre os duques e a monarquia. Para trás (em abril), mas ainda este ano, está o livro “The Palace Papers: Inside the House of Windsor – the Truth and the Turmoil”, de Tina Brown, que passa em revista os mais recentes 25 anos da família real, desde a morte da princesa Diana.

Do plano de Carlos para substituir a mãe à espionagem a Diana: as polémicas (e spoilers) da nova temporada de The Crown