Há motoristas a relatar terem sido vítimas de assaltos direcionados aos camiões que conduzem e que transportam produtos alimentares essenciais. A notícia é avançada pelo Expresso, esta sexta-feira, que refere terem existido, pelo menos, 12 casos desde o início, a maioria com motoristas do Norte do país, em auto-estradas nacionais mas também em estradas no Sul da Europa. Os assaltantes estão a roubar, sobretudo, produtos não perecíveis como arroz, massa e conservas.

Os roubos costumam acontecer à noite, quando os motoristas estão a dormir no interior dos camiões, em estações de serviço. Os ladrões rasgam a lona no centro das viaturas “para perceberem o que contêm”, conta Paulo Paiva, ex-motorista de pesados e antigo porta-voz do já extinto movimento de protesto Sobrevivência pelo Setor. Em nenhum dos casos houve violência.

Não se sabe que destino têm os produtos, mas, ao Expresso, uma fonte policial indica que este tipo de furtos costuma ir para consumo individual ou para transações entre familiares e vizinhos.

Segundo Paulo Paiva, que tem enviado as denúncias às autoridades, em muitas situações os motoristas não dão conta do assalto por estarem a descansar. Há também denúncias de roubos de combustível dos camiões. André Matias de Almeida, porta-voz da Antram, que representa as empresas do transporte de mercadorias, diz que há uma “notória relação” entre o aumento do preço dos combustíveis e os roubos aos camiões.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR