A empresa russa responsável pelo transporte de hidrocarbonetos Transneft divulgou esta quarta-feira que a Ucrânia retomou o bombeamento de petróleo bruto na direção da Hungria, depois do fluxo no oleoduto Druzhba ter sido interrompido devido aos ataques aéreos russos.

“O bombeamento foi retomado às 17h09 (14h09 em Lisboa)”, destacou o porta-voz e assessor do presidente da Transneft, Igor Demin, à agência de notícias RIA Novosti.

A Transneft divulgou na terça-feira que a Ukrtransnafta informou sobre a suspensão do bombeamento de petróleo para a Hungria.

O primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, convocou na terça-feira à noite uma reunião do Conselho de Defesa, para discutir a situação de segurança após o corte no fornecimento de petróleo russo.

De acordo com a empresa petrolífera húngara MOL, os ataques aéreos russos contra a Ucrânia terão danificado um transformador no oleoduto Druzhba, que transporta petróleo bruto para a Europa via Ucrânia, interrompendo o fornecimento para a Hungria e outros países da Europa Central.

De acordo com as autoridades ucranianas, a Rússia disparou na terça-feira sobre as infraestruturas de produção de energia elétrica de várias regiões ucranianas “cerca de” 90 mísseis, causando cortes de eletricidade que afetaram mais de dez milhões de habitações na Ucrânia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR