Bob Iger está de volta ao cargo de CEO da Disney, menos de três anos depois de anunciar a saída da empresa. O regresso, depois de ter estado durante 15 anos à frente da gigante de entretenimento, deu-lhe automaticamente o estatuto de “CEO boomerang”. A substituição do até então CEO Bob Chapek e o regresso de Bob Iger, a 11 de novembro, surpreendeu os mercados.

O site Deadline avança vários pormenores da primeira reunião de Bob Iger, de 71 anos, com os trabalhadores da Disney. “Há muito a fazer”, terá avisado, e “depressa”. Na reunião, Iger fez questão de esclarecer junto dos empregados que a hipótese de um negócio ou fusão com a tecnológica Apple é “pura especulação”. O facto de Iger ter tido uma relação de amizade com Steve Jobs, o fundador da Apple, deu ao longo dos anos pano para mangas a este rumor.

Uma dança das cadeiras e uma reforma novamente adiada. Bob Iger volta à Disney para a sequela no papel de CEO

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Durante o mandato anterior, Iger comprou várias empresas, como a Pixar, Marvel, Lucasfilm ou a Fox, expandindo consideravelmente o portefólio da empresa de Mickey Mouse. Mas, agora, com um mandato que tem um prazo de validade de dois anos para voltar a pôr a Disney no rumo certo, Iger não terá planos na área das fusões e aquisições – nem para vender a Disney ou para comprar mais empresas.

Do lado da Apple, poderia ser pouco atrativo adquirir uma empresa do género da Disney, reconhece o Deadline. Embora a dona do iPhone também tenha um pé na área do entretenimento, com produções milionárias para o serviço de streaming Apple TV+, fazer negócio com uma gigante como a Disney teria custos elevados e a Apple é reconhecida como uma empresa comedida nas aquisições que faz. A compra que saiu mais cara à empresa de Tim Cook até agora foi a da empresa de equipamentos áudio Beats, por 3 mil milhões de dólares, em 2014.

Além de descartar aquisições, Bob Iger mantém o congelamento às contratações, numa altura em que a inflação e o contexto macroeconómico mais desafiante penalizam a Disney.

O Deadline nota ainda que Bob Iger gracejou com os empregados que a mulher o incentivou a sair da reforma e a regressar à Disney – tudo para que não ponderasse uma candidatura à Casa Branca.

Curiosamente, quando foi anunciado o regresso de Iger à Disney, Reed Hastings, o co-fundador da Netflix, rival da Disney, escreveu no Twitter que “tinha esperança de que Iger se candidatasse a Presidente.”