blogger checheno Tumso Abdurakhmanov, opositor do líder checheno Ramzan Kadyrov, terá sido assassinado na Suécia.

A notícia foi avançada no início da semana pelo canal de Telegram 1ADAT e confirmada junto da família e amigos por órgãos como a Radio Free Europe e a revista Vice.

“Tumso foi morto a tiro à noite por um grupo de pessoas”, garante o 1ADAT. Fontes próximas da família garantem à Vice que Abdurakhmanov está incontactável desde o dia 1 de dezembro. As autoridades suecas, porém, ainda não confirmaram nem desmentiram a informação.

blogger deixou a Rússia em 2015, depois de ter entrado em confronto direto com o líder checheno Ramzan Kadyrov, que o acusa de ter ligações ao Estado Islâmico, e obteve estatuto de refugiado político na Suécia. De acordo com o site Meduza, a sua família continua a ser ameaçada na Chechénia, tendo nove familiares sido raptados em dezembro de 2021.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Para além de asilo, Abdurakhmanov estava também sob proteção dos serviços de informação suecos desde 2020, altura em que foi vítima de uma tentativa de homicídio em sua casa, por um homem armado com um martelo. O agressor acabou por ser condenado a uma pena de dez anos de prisão.

Ramzan Kadyrov, o “soldado raso” de Putin acusado de violações de direitos humanos e que prometeu continuar a guerra na Ucrânia

Dois responsáveis de serviços de segurança europeus garantiram à Vice que consideram as suspeitas da morte credíveis e aumentaram os níveis de proteção dos dissidentes chechenos que vivem nos seus países.

Pelo menos três chechenos críticos de Kadyrov foram mortos em território europeu ao longo dos últimos anos: Umar Israilov na Áustria, Zelimkhan Khangoshvili na Alemanha e Imran Aliyev em França.