Damar Hamlin, jogador dos Buffalo Bills de 24 anos, está hospitalizado em estado grave depois de ter sofrido uma paragem cardiorrespiratória no jogo contra os Cincinnati Bengals, na noite de segunda-feira. O colapso do atleta, que levou ao adiamento do jogo, está a gerar uma onda de consternação nos EUA.

Ao início do dia desta quarta-feira, as notícias mais recentes indicavam que Hamlin continua hospitalizado, numa unidade de cuidados intensivos. Um tio do jogador de futebol americano disse à CNN que Damar Hamlin teve de ser reanimado duas vezes, uma primeira vez em campo e outra vez já no hospital.

A informação disponível indica que o atleta terá sofrido danos nos pulmões e, por isso, está com ventilador. “Eles sedaram-no para lhe dar melhores hipóteses de continuar a recuperar. Estamos a gerir a situação de dia para dia. A nossa perceção é que a tendência é favorável“, afirmou o tio, Dorrian Glenn.

O incidente aconteceu logo no primeiro período do jogo, depois de Hamlin ter chocado violentamente com Tee Higgins. Nas imagens, é possível ver que o jogador ainda se levanta depois de embater no adversário, mas cai — quase de imediato  — inanimado para trás.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A equipa de Damar Hamlin, os Buffalo Bills, confirmou que o jogador sofreu uma paragem cardíaca e que foi reanimado “no campo e transferido para o UC Medical Center” para mais exames e tratamento.

“Está sedado e num estado considerado crítico”, acrescenta ainda a equipa numa publicação no Twitter.

Nos minutos que se seguiram à retirada do jogador de campo, em ambulância, os colegas de equipa ajoelharam-se num círculo à volta do local onde Damlin caiu inanimado. O jogo, que tinha sido temporariamente suspenso, foi pouco tempo depois adiado para data ainda a definir.