O ministro dos Negócios Estrangeiros turco, Mevlut Cavusoglu, manifestou esta quarta-feira esperança de que os Estados Unidos autorizem a venda de caças F-16 para as forças de Ancara, no dia em que se reúne com o homólogo norte-americano, Antony Blinken.

“Claro, também discutiremos assuntos relacionados com a nossa cooperação bilateral em matéria de defesa e, em particular, o nosso pedido de F-16”, afirmou o chefe da diplomacia turca antes do encontro na sede do Departamento de Estado, em Washington.

Mevlut Cavusoglu considerou que a venda dos caças não interessa apenas à Turquia, mas é importante também para a NATO e para os próprios Estados Unidos: “Portanto, esperamos que seja aprovado de acordo com nossos interesses estratégicos conjuntos”, declarou, acrescentando que os dois dirigentes também iriam discutir a situação na Ucrânia, país invadido pela Rússia em 24 de fevereiro do ano passado.

Washington e Ancara mantêm várias divergências, sobretudo em relação ao conflito na Síria e à oposição da Turquia à adesão da Suécia e da Finlândia à NATO, na sequência da guerra na Ucrânia, na qual as autoridades turcas têm assumido um papel de mediação.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Apesar de um memorando de entendimento assinado no final de junho, Ancara considera ainda que os seus pedidos em relação à adesão da Suécia e Finlândia à Aliança Atlântica ainda não estão satisfeitos, em particular a extradição de curdos que quer processar por “terrorismo”.

Apesar das divergências entre os dois países, os Estados Unidos reconhecem que tem havido cooperação em relação à guerra na Ucrânia, com Blinken a elogiar o papel de Ancara na mediação com as autoridades de Moscovo e de Kiev na resolução do transporte de cereais e fertilizantes ucranianos no Mar Negro.

Nenhum dos dirigentes mencionou, porém, as diferenças relacionadas com a adesão dos países nórdicos à NATO.

“Somos aliados e parceiros próximos”, disse apenas Blinken. “Isso não significa que não tenhamos divergências, mas, quando as temos, precisamente porque somos aliados e parceiros, trabalhamos com elas nesse espírito“.

A venda de caças F-16 à Turquia e de caças-furtivos F-35 à Grécia merece o acordo do Governo norte-americano, mas não reúne consenso político no país, incluindo a oposição manifestada pelo líder da Comissão de Relações Exteriores do Senado, o democrata Robert Menendez.

A Turquia pretende adquirir 40 caças F-16, bem como peças de reposição necessárias para a manutenção e modernização dos aparelhos que já possui.

Num encontro à margem de uma cimeira da NATO, em junho, o Presidente dos EUA, Joe Biden, disse ao homólogo turco, Recep Tayyip Erdogan, que era favorável à venda dos caças pretendidos por Ancara.