O Governo vai ter uma despesa total de 30 milhões de euros com a Jornada Mundial da Juventude de 2023, segundo um comunicado emitido este sábado, 28 de janeiro, pelo Ministério dos Assuntos Parlamentares. As despesas com a JMJ estão repartidas entre o Governo, as autarquias e a Igreja.

De acordo com a nota de esclarecimento sobre a “responsabilidade financeira do Estado”, desse valor, 8,2 milhões de euros destinam-se a um contrato adjudicado pela Infraestruturas de Portugal para deslocar o terminal de contentores da zona ribeirinha do parque da Bobadela, com o intuito de requalificar, valorizar e permitir a sua “fruição”.

Um investimento para o futuro e o “maior evento da história do país”. As explicações da Câmara de Lisboa sobre as obras da JMJ 2023

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A este montante, continua o comunicado, acresce a aquisição das torres multimédia, instalações sanitárias, transmissão televisiva, abastecimento de água, uma ponte militar, a promoção do país no estrangeiro, o centro de comando e segurança e os centros de apoio à imprensa (nacional e internacional). Também serão prestados apoios nas áreas da saúde, segurança, mobilidade e socorro.

“As responsabilidades e compromissos assumidos pelo Estado na Jornada Mundial da Juventude poderão ir assim até aos 21,8 milhões de euros”, pode ler-se.

O total da despesa, conclui o documento, será de 30 milhões de euros sem IVA, “que reverte para o Estado”.

O Observador confirmou, porém, junto do fonte do Ministério, que apesar de se referir aos “compromissos assumidos pelo Estado na Jornada Mundial”, o comunicado refere-se apenas aos gastos que o Governo terá com evento — não se incluindo aqui as autarquias vão gastar no evento (também elas Estado).

Jornada Mundial da Juventude. Carlos Moedas espera retorno do investimento “multiplicado por 10 ou por 20”

Aliás, as responsabilidades financeiras no evento estão repartidas entre três entidades: o Governo, as câmaras e a própria Igreja. Inicialmente previa-se que o Governo gastasse 36,5 milhões de euros, tal como o Observador então noticiou. Já a previsão da Câmara de Lisboa era gastar 29 milhões de euros, a de Loures 9 milhões, enquanto a Igreja previa gastos na ordem dos 2,9 milhões de euros.

Feitas as contas, os encargos para o Estado (somando despesas pagas pelo Governo e pelas autarquias) rondam os 68 milhões de euros.

Jornada Mundial da Juventude. Dentro da máquina que está a preparar um dos maiores eventos de sempre em Portugal

(Artigo atualizado às 19h13 com o esclarecimento que apesar do comunicado do Ministério dos Assuntos Parlamentares se referir ao “Estado” não está a incluir autarquias, mas apenas o Governo)