Depois do Ioniq 5, será o Ioniq 6 o próximo veículo eléctrico da Hyundai a chegar ao mercado europeu, português incluído. O novo modelo recorre à mesma plataforma já utilizada pelo 5, mas oferece uma carroçaria mais aerodinâmica e 23 cm mais comprida, sem contudo ser mais pesada, o que demonstra o esforço do construtor. E a prova que a eficiência aerodinâmica compensa está no facto de, utilizando a mesma bateria e os mesmos motores, o 6 conseguir percorrer 614 km entre carregamentos (na versão com bateria maior e apenas um motor), mais do que o 5, que neste capítulo é penalizado pelas suas formas de SUV, se bem que mais versáteis.

Com 4,855 m de comprimento e uma distância entre eixos de 2,950 m, o Ioniq 6 pesa 2113 kg, contra 2120 kg do Ioniq 5, e oferece versões com duas capacidades de bateria distintas (53 kWh e 77 kWh), que garantem até 614 km de autonomia. O modelo permite ainda montar um motor atrás (RWD, com 151 cv ou 228 cv), ou dois motores (AWD) para assegurar tracção integral, atingindo nesta última configuração 325 cv, a mais potente da gama.

“Obsessão nos detalhes”. Novo Ioniq 6 já é oficial

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A Hyundai já fez saber que preços vai praticar em alguns mercados europeus, inclusivamente aqui ao lado, em Espanha. De acordo com o site espanhol do fabricante, o Ioniq 6 será proposto por 49.620€ do lado de lá na fronteira, sendo que, se no nosso país a marca praticasse o mesmo valor base, seria apenas necessário adicionar a diferença resultando do adicional do IVA, que é de 21% em Espanha e 23% em Portugal.

Hyundai esgota Ioniq 6 na Europa em menos de 24h

Contactada a Hyundai Portugal, ficámos a saber que embora já existam preços para o Ioniq 6 em alguns mercados, ainda não há valores para o topo de gama eléctrico da Hyundai no mercado nacional. Esta situação deverá ser ultrapassada em breve, provavelmente mais próximo do lançamento em Portugal.