Na 2.ª edição do barómetro “Innovation Scope – Best Brands for Future Transformation”, realizado pela consultora Scopen, a Tesla surge como a marca que os portugueses, de forma espontânea, mais associam a inovação. E o fabricante de automóveis eléctricos liderado por Elon Musk também está associado à ideia de sustentabilidade, eixo em que surge como 2.º classificado no estudo agora divulgado.

A análise realizada pela Scopen, consultora espanhola com presença em 12 países, baseou-se em 4000 entrevistas a indivíduos entre os 16 e os 65 anos, tendo os inquiridos sido questionados em quatro vagas. A metodologia seguida é, segundo a managing director da Scopen Portugal, Alexandra Machás, garantia de que as respostas oferecem um retrato fiel da realidade.

Os resultados são obtidos por respostas totalmente espontâneas, o que representa das melhores e mais fortes métricas que podemos obter de uma investigação, nomeadamente quando queremos analisar tendências e flutuações sazonais, ou analisar a consistência dos resultados”, realça Alexandra Machás.

A pesquisa procurou perceber, junto dos consumidores nacionais, que temas e que marcas são considerados mais relevantes em três eixos, designadamente inovação, sustentabilidade e sociedade. A Tesla só não consta do ranking deste último, em que os temas mais destacados foram “guerra” e pobreza”, tendo o Continente/Missão Continente sido a marca mais apontada, o que lhe permitiu manter o lugar conquistado no ano anterior. Já a Apple não segurou a liderança na área da inovação neste barómetro, tendo sido destronada pela Tesla, que alcançou um score espontâneo de 45%. O top 5 inclui ainda a Samsung, a Pfizer e a Xiaomi, o que desde logo indicia que temáticas foram consideradas mais relevantes em 2022.  Os carros eléctricos ou híbridos dominaram (35%), mas a tecnologia 5G conseguiu ganhar terreno a partir de meados do ano e estabeleceu-se em 2.º lugar, seguida pela inovação em smartphones e Internet/ioT, banca digital, saúde e streamings.

Já no eixo da sustentabilidade, no ano passado, os portugueses apontaram como principal tema as novas energias/energias verdes (43%), o que explica as marcas que mais facilmente os portugueses associam a esta matéria. Em primeiro surge a EDP, seguida Tesla e depois a Galp.

Alexandra Machás considera que é particularmente interessante verificar que os três eixos analisados se ‘cruzam’. “A inovação, sustentabilidade e sociedade têm um overlapp. A melhor estratégia para as marcas será, no futuro, caminharem para integrar estes três eixos na sua forte aposta de inovação, aliada aos eixos da sustentabilidade e da sociedade”, refere a managing director da Scopen Portugal.

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