“Os americanos devem estar confiantes de que o nosso sistema bancário está seguro, os depósitos estão seguros” e vão ser tomadas mais medidas para evitar que haja mais falências como o colapso do Silicon Valley Bank, garantiu o Presidente dos EUA, Joe Biden. “Todos os americanos devem estar confiantes de que os seus depósitos estarão lá se e quando precisarem deles“, afirmou Biden esta segunda-feira.

Numa declaração à imprensa, sem responder a perguntas dos jornalistas, Biden garantiu que a solução para o SVB não irá implicar “perdas suportadas pelos contribuintes” e que “o dinheiro virá das contribuições” que os bancos pagam regularmente para o fundo de garantia de depósitos.

“Todos os americanos devem estar confiantes de que os seus depósitos estarão lá se e quando precisarem deles”, garantiu o Presidente dos EUA, adiantando que nos bancos que os  por terem corrido riscos excessivos (levando à intervenção das autoridades) a gestão “vai ser demitida” e os acionistas penalizados – “porque é assim que o capitalismo funciona“. Vai, também, ser feita uma análise rigorosa às causas que levaram ao colapso deste banco, indicou.

Silicon Valley Bank. BCE não planeia qualquer reunião de emergência e Eurogrupo fala em “exposição muito reduzida” da zona euro

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A declaração de Joe Biden aconteceu esta segunda-feira logo ao início da manhã, às 9h00 em Washington DC, depois de o Tesouro norte-americano ter confirmado que todos os depositantes do Silicon Valley Bank (SVB) e do Signature Bank vão ter os seus depósitos salvaguardados, em quaisquer valores.

Presidente dos EUA promete responsabilizar dirigentes de bancos encerrados