Mais de metade dos cerca de 800 inquiridos na sondagem da Aximage para o DN, JN e a TSF defendem que o primeiro-ministro devia ter demitido o ministro das Finanças, Fernando Medina, na sequência da polémica indemnização à ex-administradora da TAP Alexandra Reis.

Apesar de Medina insistir num “virar de página” da polémica, 55% defendem que António Costa o deveria ter demitido, enquanto 27% concordam com a permanência do ministro e 18% não têm opinião sobre o assunto.

São os mais velhos (inquiridos com mais de 65 anos) os que mais apoiam a continuidade de Medina (45%), assim como os votantes do PS (embora apenas 46%), seguidos pelos da CDU (37%). Já os que mais queriam ver Medina sair do elenco governativo são os apoiantes da IL (83%) e os do PSD (75%).

Fernando Medina não era ministro quando foi acordado o valor da indemnização de 500 mil euros brutos, num acordo que foi considerado nulo pela Inspeção-Geral das Finanças (IGF). E sempre disse que não tinha conhecimento da indemnização, mesmo quando assinou o despacho de nomeação de Alexandra Reis para a NAV e, depois, quando a escolheu para sua secretária de Estado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Por outro lado, os portugueses apoiam a demissão da administração da TAP (66%), que foi anunciada pelo ministro das Finanças. A recolha das respostas decorreu entre 13 e 17 de março em 801 entrevistas, ou seja, antes de conhecidos os lucros da TAP referentes a 2022, de 65,6 milhões de euros.

TAP registou lucros de 65,6 milhões em 2022. CEO diz que performance está em linha com metas de 2025

Além disso, cerca de três em cada quatro portugueses (74%) concordam com a reprivatização da companhia aérea, enquanto 16% são contra. Entre os que admitem a venda, a maioria defende condições: 30% só aceitam privatizá-la se o Estado receber mais do que os 3,2 mil milhões de euros injetados na companhia aérea, e 27% querem que o Estado se mantenha como acionista.

48% acreditam que Ronaldo tem condições para ser titular na seleção

No dia em que Portugal defronta o Liechtenstein no arranque do apuramento para o Euro 2024, segundo a mesma sondagem, 48% dos inquiridos concordam com a integração de Cristiano Ronaldo no onze inicial de Roberto Martínez.

Mas há 29% que defendem que não deveria jogar de início, e 11% dizem mesmo que não deveria ter sido convocado. Já 12% não têm opinião. São os simpatizantes do Sporting, onde Ronaldo jogou, que mais apoiam o capitão da seleção portuguesa.