O blogue “Program Think” já tinha 12 anos de críticas dirigidas ao governo da República Popular da China quando cessou de publicar conteúdos, revela a CNN. O espaço online debruçava-se sobre temas como censura e dava sugestões sobre como neutralizar a proibição das redes sociais imposta pelo regime de Xi Jinping.

Contudo, pouco é sabido sobre a autoria deste blogue. Mas existem fortes suspeitas desde que Bei começou a tentar perceber o que é que tinha acontecido ao marido, um engenheiro.

A 10 de maio de 2021, no dia seguinte ao blogue ter deixado de publicar artigos, Ruan Xiaohuan foi detido na sua residência em Xangai e acusado de subverter o regime autoritário. As autoridades chinesas sentenciaram-no em fevereiro último a sete anos de prisão.

Bilionário chinês Bao Fan está desaparecido. Ações do banco de investimento de que é CEO caem 30%

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A sua mulher, de apelido Bei, estranhou inicialmente a detenção porque o marido estava focado na área da tecnologia e não lhe conhecia qualquer atividade política. O julgamento foi feito em privado e Bei viu o seu marido, visivelmente mais magro e de cabelo todo branco, apenas na leitura da sentença, a 10 de fevereiro deste ano. A polícia tinha-lhe dito apenas, há nove meses, que a detenção do cidadão chinês de 45 anos de idade envolvia “segredos de estado”.

Porém, após ter consultado uma cópia do veredicto do julgamento, Bei acabou por perceber que o companheiro não era apenas um mero “crânio” tecnológico. O documento não explicita o nome do blogue ou o tipo de conteúdo escrito, mas refere que Ruan, desde 2009, tinha publicado 700 artigos que “espalham rumores e calúnias, atacam e difamam o atual sistema político do país”.

Bei ficou ainda surpreendida com a acusação, pois desde o ensino básico que Ruan se interessava pelo estudo de vírus de software, tendo mais tarde frequentado um curso superior de engenharia química juntamente com a mulher.

Além de ter aprendido a programar, Ruan passava muito do seu tempo livre enquanto estudante a ler sobre computação na biblioteca da Universidade de Ciência e Tecnologia da China Oriental, em Xangai. Apesar de não ter concluído a licenciatura, optou pela ramo da cibersegurança, tendo feito parte dos Jogos Olímpicos de Pequim em 2008 como engenheiro para o sistema de segurança de informação.

Empresário Jack Ma reaparece em público na China dois anos depois, num aparente sinal de reaproximação com Pequim

Bei quis perceber mais sobre as incriminações imputadas ao marido e efetuou uma pesquisa sobre autores chineses declarados desaparecidos. Encontrou o “Program Think” e, ao ler alguns dos artigos, reconheceu o tipo de escrita e o estilo do marido. Segundo a Vice News, o e-mail do blogue foi associado a um outro atribuído a Ruan. Além de Bei,  também organizações como a Human Rights Watch e a PEN America acreditam que o arguido é o autor.

No ano de 2011, o “Program Think” divulgou alguns detalhes sobre o massacre na praça de Tiananmen em 1989. O blogger chegou a receber ataques ao seu e-mail por parte do governo, tendo a secção de comentários do blogue sido vítima de críticas pró-regime.

Em 2012, Ruan decidiu ficar em casa por estar descontente com as limitações impostas na área da investigação e desenvolvimento e focou-se em software de open source . No ano seguinte, o “Program Think” venceu o prémio “Best of the Blog” da Deutsche Welle. Para “comemorar” a ocasião, o blogger escreveu no seu espaço online: “Podemos não querer saber de política, mas a política virá sempre atrás de nós”.

Após a divulgação dos Panama Papers em 2016, o blogue compilou vários dados sobre um alegado envolvimento de líderes do Partido Comunista Chinês (PCC) e os seus familiares. Esta compilação levou as autoridades chinesas a prestarem mais atenção ao “Program Think”.

China silencia contas nas redes sociais após críticas às políticas de saúde

Bei continua a lutar pela libertação do marido, tendo no mês passado contratado dois advogados peritos em direitos humanos para refutar as acusações em recurso. O Supremo Tribunal Popular de Xangai argumenta que Ruan, por já ter nomeado os seus assistentes jurídicos, não os pode agora substituir.

Apesar da disputa legal, o papel do blogue na luta por liberdades na China é realçado e reconhecido por alguns peritos devido à sua frontalidade.

À CNN, Zhou Fengsuo, líder estudantil durante o movimento em Tiananmen, salienta que o blogue “conseguiu durar 12 anos, mesmo sob a vigilância do PCC”. Já Eric Liu, analista do China Digital Times, revela que a “rápida diminuição do espaço político da China durante a última década empurrou o Program Think para a linha da frente das atividades do chamado Partido Anti-Comunista”.

Já Bei preferia que o marido tivesse deixado o comentário político de lado. “Penso que teria dado um maior contributo para a sociedade se tivesse dedicado o seu tempo à tecnologia”, lamenta.