O líder tibetano Dalai Lama veio pedir desculpa, publicamente, por ter beijado uma criança nos lábios, numa cerimónia pública, e posto a língua de fora para que o menino “a chupasse”. Tudo não passou de uma “brincadeira inocente”, garante fonte oficial, ainda assim o Dalai Lama está “arrependido”.

“É frequente Sua Santidade provocar as pessoas que conhece, de uma forma brincalhona e inocente, mesmo quando está em público e diante de câmaras”, pode ler-se no comunicado oficial divulgado esta sexta-feira. Ainda assim, mostrando “arrependimento”, diz-se no comunicado que o Dalai Lama pede desculpa “ao rapaz a à sua família, bem como a todos os seus amigos por todo o mundo”, lamentando a “dor que as suas palavras poderão ter causado”.

O vídeo foi filmado numa cerimónia pública na cidade de Dharamshala, onde o Dalai Lama vive. Um menino dirige-se ao líder espiritual tibetano, hoje com 87 anos, e pede-lhe para o abraçar. Aí, o Dalai Lama pede à criança que se aproxime e pede-lhe um beijo na face: “Primeiro aqui”.

Depois, coloca a sua mão direita no queixo do menino e beija-o nos lábios, antes de colocar a língua de fora e pedir-lhe: “suck… my… tongue” [chupa a minha língua], provocando alguns risos a quem estava por perto. A identidade da criança não foi publicamente divulgada.

Uma associação de defesa dos direitos das crianças de Nova Deli, a Haq: Center for Child Rights, disse em comunicado que condena “qualquer tipo de abuso de crianças”. E, embora algumas notícias escritas no Tibete falem de um costume cultural tibetano de mostrar a língua, “o que este vídeo mostra não é qualquer tipo de expressão cultural – e, mesmo que fosse, este tipo de expressões culturais não são aceitáveis”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR