Acompanhe o nosso liveblog sobre a guerra na Ucrânia

Vladimir Kara-Murza, político e conhecido opositor do regime russo, foi condenado esta segunda-feira a 25 anos de prisão. Foi detido no ano passado, após ter feito críticas à invasão da Ucrânia, e acusado de traição.

Em Portugal, continuaram as reações às declarações de Lula da Silva sobre a guerra na Ucrânia, dias antes da visita oficial a Portugal. O ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, negou que haja algum embaraço, tendo em conta as posições diferentes de Portugal e Brasil sobre o conflito. “A constatação de que política externa portuguesa e a brasileira não são idênticas não é propriamente uma surpresa para quem quer que seja, penso eu”, disse o ministro português.

Também Luís Montenegro, líder do PSD, comentou o assunto. Embora tenha reconhecido uma “divergência profunda” em relação à posição de Lula da Silva sobre o tema da guerra, frisou que há que “saber distinguir as coisas”. “Aqueles que não têm capacidade de ver isto não estão à altura de assumir cargos de responsabilidade na democracia portuguesa”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Lula: “Os EUA devem parar de encorajar a guerra e começar a falar de paz, a União Europeia deve começar a falar de paz”

O que se passou durante a noite?

  • O Presidente da República disse hoje que não se “arrepende coisa nenhuma” de ter convidado Lula da Silva a visitar . Sobre às declarações do presidente do Brasil sobre a Guerra na Ucrânia, Marcelo Rebelo de Sousa destaca que a posição portuguesa é que “foi a Rússia que invadiu a Ucrânia e não o contrário” e que “NATO e UE estão a apoiar a Ucrânia.
  • Reagindo às declarações recentes de Lula da Silva, o conselheiro de segurança nacional da Casa Branca, John Kirby, considerou “profundamente problemático como o Brasil abordou a questão de forma substancial e retórica”, e criticou Lula por “repetir propaganda russa e chinesa sem olhar para os factos”.
  • Volodymyr Zelensky apontou esta segunda-feira o dedo aos atrasos no envio de armas para a Ucrânia que, diz, se traduzem em vidas perdidas no campo de batalha.
  • Três caças russo foram hoje intercetados por uma missão conjunta da Força Aérea Britânica (RAF na sigla inglesa) e da Alemanha, quando sobrevoavam o Mar Báltico perto do espaço aéreo da NATO.
  • Evgenia Kara-Murza, mulher do opositor russo condenado hoje a 25 anos de prisão, veio criticar publicamente a postura do governo britânico, considerando mesmo a resposta do Reino Unido à detenção do marido como “fraca”.
  • Em sentido inverso, Moscovo considerou esta segunda-feira “uma interferência direta nos assuntos russos” a reação do Governo britânico à condenação a 25 anos de prisão do opositor russo russo Vladimir Kara-Murza, noticia a AFP.
  • A embaixadora dos Estados Unidos na Rússia confirmou hoje que visitou o jornalista Evan Gershkovich na prisão pela primeira vez.
  • O chefe de gabinete do Presidente ucraniano reagiu ao vídeo da alegada confissão de ex-combatentes do grupo Wagner, que admitiram ter morto crianças ucranianas. No Twitter, Andriy Yermak sublinhou que “a confissão não chega”, e garantiu que haverá “punições” para os alegados autores de crimes de guerra.
  • Um homem de 42 anos teve de ser hospitalizado devido a ferimentos provocados por estilhaços na sequência de um bombardeamento russo no sul de Dinpro, confirmou o governador regional no Telegram.
  • O líder dos Serviços Secretos do Ministério da Defesa da Ucrânia, Kyrylo Budanov, disse hoje que a muito aguardada contraofensiva “está a decorrer de acordo com o calendário estabelecido”.
  • A Rússia afirmou hoje ter impedido uma tentativa das forças ucranianas se infiltrarem ilegalmente no seu território por via da região fronteiriça de Bryansk. O relato acontece dez dias depois de o Kremlin já ter feito uma denúncia semelhante.

O que se passou durante a tarde?

  • A proximidade entre Brasil e Rússia esteve em destaque durante a visita de Sergei Lavrov ao país. O ministro dos Negócios Estrangeiros russo agradeceu às autoridades brasileiras por estas “terem entendido a génese da situação na Ucrânia”, e entregou um convite do Presidente russo, Vladimir Putin, para que o homólogo brasileiro, Lula da Silva, viaje à Rússia.
  • As Nações Unidas pediram a libertação de Vladimir Kara-Murza. “Ninguém deve ser privado da sua liberdade por pôr em prática os seus direitos humanos e peço às autoridades russas que o libertem sem demora”, disse o comissário das Nações Unidas.
  • Também a União Europeia condenou  vementemente a sentença de 25 anos de prisão determinada por um tribunal russo, considerando-a “ultrajantemente dura” e baseada em “acusações com motivação política”.
  • Sviatlana Tsikhanouskaya, a líder exilada da oposição da Bielorrússia, reagiu no Twitter à condenação do opositor de Putin. “Condeno a condenação do meu amigo Vladimir Kara-Murza a 25 anos de prisão e peço a sua libertação imediata. Ele é uma voz da razão corajosa e inteligente, em oposição ao regime desumano de Putin e à agressão contra a Ucrânia.”
  • Em declarações aos jornalistas no exterior do tribunal de Moscovo, Deborah Bronnert, a embaixadora britânica na Rússia, disse que o veredicto de 25 anos de prisão para Vladimir Kara-Murza era “chocante”.
  • A Eslováquia anunciou que vai suspender temporariamente a importação de cereais e um conjunto selecionado de produtos da Ucrânia, disse um porta-voz do governo esta segunda-feira.
  • O grupo Wagner tomaram duas novas zonas de Bakhmut (Artyomovsk para os russos), cidade no leste da Ucrânia que tem sido palco de intensos combates desde agosto de 2022, informou hoje o Ministério da Defesa russo.
  • Mercenários do grupo Wagner admitem que receberam ordens para “matar toda a gente”, incluindo crianças, em Bakhmut.

Opositor de Putin condenado a 25 anos de prisão por críticas à invasão da Ucrânia. “Não só não me arrependo, como estou orgulhoso”

O que se passou durante a manhã?

  • A Eslováquia concluiu a entrega dos 13 caças MiG-29 prometidos à Ucrânia, anunciou o ministro da Defesa eslovaco.
  • As declarações de Lula da Silva sobre a guerra na Ucrânia continuaram a ser alvo de comentário. João Gomes Cravinho, o ministro dos Negócios Estrangeiros, rejeitou a ideia de que existe algum tipo de embaraço em relação às declarações de Lula da Silva sobre o conflito. “A constatação de que política externa portuguesa e a brasileira não são idênticas não é propriamente uma surpresa para quem quer que seja, penso eu.” Também Luís Montenegro, líder do PSD, disse que é “preciso saber distinguir as coisas”. Na ótica do presidente do PSD, “aqueles que não têm capacidade de ver isto não estão à altura de assumir cargos de responsabilidade na democracia portuguesa”.
  • Putin ordenou exercícios militares semelhantes aos que são realizados pela frota do Pacífico.
  • A associação dos Ucranianos em Portugal disse que a posição de Lula da Silva mostra “apoio” aos regimes totalitários como a Rússia e China e frisa que não compreende a posição do PS.
  • Mykola Solsky, o ministro ucraniano da Agricultura, anunciou que durante a semana vão decorrer conversas com a Roménia na quarta e com a Eslováquia na quinta a propósito das importações agrícolas.
  • Foram encontrados componentes chineses em armamento russo encontrado no campo de batalha, disse à Reuters Vladyslav Vlasiuk, conselheiro do gabinete de Volodymyr Zelensky.
  • Vai ser preciso pelo menos uma década para livrar a Ucrânia de minas terrestres, antecipam os serviços de informação da Defesa britânica na habitual análise diária.
  • Sergei Lavrov, o ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, chega esta segunda-feira ao Brasil, naquela que é a primeira visita do governante russo ao país desde 2019.

Vladimir Kara-Murza, crítico do Kremlin, foi condenado a 25 anos de prisão