Um cão de um ano de uma família do Alasca percorreu cerca de 250 quilómetros na plataforma de gelo do Mar de Bering até regressar à sua família, um mês depois de ter desaparecido. Algures durante a viagem, o pastor australiano terá sido mordido por uma foca ou um urso polar.

A dona de Nanuq, Mandy Iworrigan, foi visitar a localidade de Savoonga, na ilha de St. Lawrence, com a família e os seus três cães. No início de março, Nanuq desapareceu em conjunto com um dos outros cães da família, Starlight. Segundo o Anchorage Daily News, este último apareceu ao fim de duas semanas, mas o paradeiro de Nanuq permaneceu desconhecido.

Cerca de um mês depois do desaparecimento de Nanuq — que na língua siberiana Yupik significa urso polar –, os habitantes de Wales, uma vila a 250 quilómetros de Savoonga, publicaram na rede social Facebook várias fotos de um cão que assumiram como desaparecido.

Foi o pai de Mandy Iworrigan que se deparou com os alertas e avisou a família que um cão parecido com Nanuq fora encontrado em Wales. Tal informação levou-a a reativar a conta do Facebook e foi assim que a dona confirmou que o cão se tratava de facto de Nanuq.

Não faço ideia de como é que ele foi parar a Wales”, explicou Mandy ao jornal do Alasca. “Talvez o gelo se tenha movido enquanto ele caçava. Tenho a certeza que ele comeu restos de foca ou que caçou ele mesmo uma foca, e provavelmente alguns pássaros também.”

Mandy Iworrigan recorreu a descontos que acumulara numa companhia aérea para transportar Nanuq de Wales para junto da família, a bordo de um avião regional que transportava atletas do agrupamento escolar do Estreito de Bering.Tirando uma perna inchada e uma marca de dentada de um animal não identificado, Nanuq estava bem de saúde.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR