Siga aqui o nosso liveblog sobre a última jornada da I Liga Bwin

A Câmara de Lisboa e a PSP ordenaram que o comércio e os restaurantes à volta da zona de celebração do campeonato do Benfica fechasse às 16h00 e fosse proibida a venda de álcool — além disso a Feira do Livro teve de encerrar às 17h00 e foram decretadas restrições no trânsito, mas no interior do recinto da festa foram estacionadas várias “roulotes” para venda de comida e bebida. A indignação de vários comerciantes daquela zona de Lisboa foi comprovaram pelos repórteres do Observador no local.

Este é o despacho da Câmara Municipal de Lisboa que determinou o encerramento mais cedo do comércio no local.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Tomás Brás de Oliveira, dono do Corner Quiosque, diz que este sábado perdeu “facilmente” entre 20 e 30 mil euros. “Estamos fechados fora do recinto do Marquês de Pombal e temos lá as barracas montadas com comida e bebida. Temos um prejuízo gigante e já tínhamos tudo encomendado”, disse em declarações à Rádio Observador.

“Estão a tirar-nos negócio. Estamos aqui todos os dias e estão a dar lucro a outras pessoas“, sublinha, referindo ainda que só na quinta-feira é que “a PSP nos informou que tínhamos de fechar”.

O proprietário do Corner Quiosque disse que as autoridades “fazem tudo em cima do joelho”, explicando desconhecer se será compensado pelos prejuízos registados. A título de exemplo, Tomás Brás de Oliveira diz que a feira do Livro recebeu este sábado uma indemnização para fechar mais cedo.

O comissário da PSP, Artur Serafim, disse à Rádio Observador que a partir das 16h30 haveria “condicionamentos entre o eixo de Entrecampos com o Marquês de Pombal, onde se inclui o corte na rotunda de Entrecampos, Avenida da República, Praça Duque de Saldanha e Avenida Fontes Pereira de Melo”.

Comércio local fechado perto do Marquês: “Não percebo. Perdemos à volta de 20 mil euros”

O responsável elencou ainda “o eixo Praça de Espanha-Marquês de Pombal entre a Praça de Espanha-Avenida António Augusto Aguiar”, sublinhando um corte maior a partir das 17h00 com revista à entrada do recinto do Marquês de Pombal para as celebrações do título do Benfica.

O comissário sublinhou o “corte de isolamento do túnel do Marquês de Pombal e da Rua Joaquim António Aguiar, a partir das 18h30” e do eixo Restauradores-Marquês de Pombal, condicionando a Praça dos Restauradores e a Avenida da Liberdade.

Já o secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, disse estar confiante das condições de segurança de todos os eventos desportivos este fim de semana.

Festejos do título. Ruas, lojas, restaurantes e bares fechados a partir das 16h este sábado