A Coreia do Norte lançou na noite desta terça-feira (hora de Lisboa, já quarta feria em Pyongyang) um míssil em direção a sul que fez soar alertas de emergência na Coreia do Sul e no Japão, de acordo com a Reuters. Aquilo a que o governo norte-coreano chamou de “satélite espacial” levou mesmo a uma breve evacuação em algumas partes dos dois países, mas o Ministério do Interior sul-coreano esclareceu mais tarde que o alerta teria sido ativado de forma errada.

[Vídeo do Twitter mostra as sirenes de ataque aéreo a soar em Seul.]

No Japão, as autoridades afirmaram que o regime de Pyongyang tinha lançado um míssil balístico pelas 6h30 de quarta-feira (21h30 de terça-feira, em Portugal Continental) e que o mesmo já teria caído. As autoridades sul-coreanas, por seu lado, ainda estão a tentar apurar se se despenhou ou explodiu.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Kim Jong-un inspecciona satélite espião “pronto a ser instalado” com a filha

Este poderá tratar-se do lançamento de um satélite de espionagem que a Coreia do Norte já tinha avisado que iria lançar entre 31 de maio e 11 de junho com a intenção de aumentar as atividades de monitorização, sob o pretexto de “enfrentar as perigosas ações militares dos Estados Unidos”. Os dados providenciados às autoridades internacionais indicaram que se esperaria a queda de resíduos no Mar Amarelo e no Oceano Pacífico.

António Guterres, secretário-geral da ONU, alertou esta terça-feira a Coreia do Norte que qualquer lançamento usando tecnologia de mísseis balísticos seria “contrário às resoluções relevantes do Conselho de Segurança” da organização.

Guterres alerta Pyongyang que míssil balístico violaria resoluções do Conselho de Segurança