Mike Pence, ex-vice-Presidente dos EUA como número dois de Donald Trump, deve entrar na corrida às eleições presidenciais de 2024, em nome próprio, na próxima semana, revelam fontes próximas citadas pela Reuters. A oficialização da candidatura deverá acontecer com um discurso no estado de Iowa.

O homem que esteve sempre ao lado de Trump foi-se distanciando do ex-Presidente depois da derrota nas eleições vencidas por Joe Biden e virou-lhe as costas definitivamente na altura do ataque ao Capitólio, culpando-o pelo facto de ter colocado a sua família em perigo.

“Não tinha o direito de anular [o resultado das] eleições. E as palavras imprudentes puseram em perigo a minha família e todos os outros no Capitólio naquele dia. E sei que a história vai responsabilizar Donald Trump”, disse Pence na altura. O ex-‘vice’ referia-se ao facto de, durante o ataque ao Capitólio, os apoiantes de Trump terem defendido que Pence deveria ser enforcado, forçando o então vice-Presidente norte-americano a refugiar-se num local seguro.

Mike Pence afirma que história “vai responsabilizar” Trump pelo ataque ao Capitólio em 2021

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O ex-‘vice’ da Casa Branca considera ser uma alternativa mais moderada do que Donald Trump e admite uma abertura a consensos. A Reuters destaca que, nos últimos meses, tem-se dedicado a conquistar eleitorado entre os evangélicos, através de visitas a grandes igrejas por todo o país.

Com esta candidatura, Donald Trump, que tem vantagem nas sondagens entre os republicanos, passa a ter seis opositores declarados. Até agora, DeSantis é considerado o rival republicano mais forte do ex-Presidente.

Ron DeSantis apresenta declaração de candidatura à presidência dos EUA