Adjoa Andoh, atriz britânica da série “Bridgerton”, descreveu a família real como “terrivelmente branca” aquando da coroação do rei Carlos III. Os ingleses não gostaram do comentário e fizeram mais de 8 mil queixas à Ofcom. A entidade reguladora da comunicação não vai avançar com o processo.

A atriz de 60 anos, que cobriu o evento para o canal britânico ITV, fez o comentário em direito quando os reis Carlos III e Camila surgiram junto de outros membros da família real na varanda do Buckingham Palace. O cenário surpreendeu Adjoa Andoh que, até à altura, tinha distribuído elogios à cerimónia pela diversidade presente na Abadia de Westminster.

Carlos III e Camila já têm retratos oficiais da coroação

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Ao olhar para todos aqueles jovens, há uma parte de mim que passou da rica diversidade da Abadia para a varanda terrivelmente branca. Estou muito chocada com isto”, afirmou Adjoa Andoh.

Rapidamente o comentário chegou à Ofcom, que recebeu 8.371 queixas de espectadores. Para além da opinião da atriz, os ingleses também criticaram os apresentadores Tom Bradby e Chris Ship, que continuaram o tema. Um mês depois da cerimónia, a entidade reguladora da comunicação publicou um comunicado no qual avança que a avaliação das queixas está concluída e que a investigação não vai continuar.

“Embora compreendamos que alguns espetadores tenham tido sentimentos fortes em relação ao comentário, após uma análise cuidadosa, concluímos que se tratava de uma observação pessoal que fazia parte de um amplo painel de discussão que também abordava outros tópicos relacionados com a diversidade e que continha uma série de pontos de vista”, pode ler-se no comunicado.

A Ofcom afirma ainda que, ao julgar o comentário, estaria a interferir com o “direito à liberdade de expressão” dos comentadores. Segundo a BBC, este foi o momento televisivo com mais queixas em 2023.

Nas redes sociais, a decisão da entidade reguladora da comunicação levou muitos a pronunciarem-se, acusando a Ofcom de ser racista e hipócrita.

Durante o mês de maio, depois do episódio, a atriz que interpreta o papel de Lady Danbury na série da Netflix emitiu um comunicado a elogiar a cerimónia e a posição de rei Carlos ao incluir “diversos povos” na celebração da sua coroação.

No comunicado, citado pela Sky News, explica ainda que o seu comentário foi feito por ter sido “apanhada desprevenida pela mudança visual na varanda”, acrescentando: “Não tinha intenção de perturbar ninguém. Continuo a celebrar o rei que criou a Prince’s Trust, adora as artes, importa-se com todas as religiões e com o futuro do nosso ambiente, como demonstra há várias décadas. É um momento entusiasmante da nossa história”.

Coroação de Carlos III atingiu máximo de audiência de 20 milhões

De acordo com o mesmo canal televisivo, a coroação do rei Carlos III a 6 de maio na Abadia de Westminster foi vista por 18.8 milhões de pessoas no Reino Unido.